terça-feira, 9 de dezembro de 2014

2014 em revista: Williams


Todo mundo que gosta de Fórmula 1 acaba torcendo um pouco para a Williams. A equipe, que nos anos 90 produziu os mais espetaculares carros já vistos, se recusou a sucumbir à entrada das montadoras na F1, e pagou um alto preço por isso. Durante anos os carros de Frank Williams apanharam no fundo do grid, sofrendo com pilotos pouco expressivos.

Mas a Williams acordou em 2014, investiu pesado na estrutura da equipe e voltou a brilhar este ano. O FW36, além de bonito, provou ser um carro rápido e confiável e a Williams voltou a ter destaque, chegando a se colocar como fiel da balança na decisão do campeonato entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Infelizmente faltou uma merecida vitória, mas ela deve vir, em 2015.

Com uma boa estrutura técnica, o próximo passo dos ingleses deve ser na parte tática da equipe, já que Valteri Bottas e Felipe Massa sofreram com as táticas desastradas e os pit-stops equivocados este ano. Aliás, diga-se, táticas nunca foram o forte da equipe, mesmo quando esta tinha os melhores carros do grid.

Mas isso não tira o brilho da Williams, a equipe que mais evoluiu entre 2013 e 2014. Sim, a Mercedes foi a melhor equipe do ano, mas já era uma equipe grande. A Williams fez apenas 3 pontos no ano passado e, este ano, chegou a impressionantes 320, o que a levou a terceira posição no campeonato. Não fosse o mau desempenho de Felipe na primeira metade da temporada, a Williams poderia ter brigado pelo vice campeonato.

O que só faz bem à Fórmula 1. A Williams é uma parte importante da história da categoria e precisa estar brigando na parte de cima da tabela, como foi este ano. E que continue assim.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Minha equipe este ano me deu muito orgulho.
E esperança de que ano que vem seja melhor.