quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

2014 em revista: Daniel Ricciardo


Lewis Hamilton foi o campeão, Nico Rosberg um adversário à sua altura, Valteri Bottas assombrou todo mundo e Fernando Alonso foi Fernando Alonso. Mas a temporada teve um nome: Daniel Ricciardo, o cara que conseguiu vencer três provas na temporada, de forma espetacular, com direito a ultrapassagens sobre as Mercedes no finalzinho das corridas.

Ele chegou a RedBull apenas como substituto de Mark Webber e a expectativa era de que ficasse a sombra do tetracampeão Sebastian Vettel. Com os problemas que a equipe enfrentou na pré-temporada, tudo parecia ainda mais desastroso.  Mas Ricciardo, que vinha de temporadas discretas na Toro Rosso, não quis nem saber. Deixou Vettel comendo poeira e foi a grande referência da equipe austríaca em 2014.

Dono de um estilo agressivo, Ricciardo desfilou todo o seu repertório de ultrapassagens ao longo da temporada, fazendo corridas de recuperação, sendo regular quando necessário, e atormentando a vida de Hamilton e Rosberg ao menor sinal de problema nas espetaculares Mercedes. Por causa de seu desempenho fantástico a RedBull conseguiu o vice campeonato de construtores, mesmo tendo um carro inferior à Williams.

Ricciardo foi além: em qualquer lugar do mundo, qualquer equipe sentiria a perda de um campeão como Vettel, que vai pilotar a Ferrari em 2015. Mas a RedBull não. Encarou com a maior naturalidade, pois descobriu um novo líder para o seu bem sucedido projeto de Fórmula 1.

Um líder jovem, carismático, bem humorado. A presença de Daniel Ricciardo fez bem à Fórmula 1 em 2014. E ele caminha a passos largos para se tornar um grande campeão.