segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

2014 em revista: Valteri Bottas



Valteri Bottas estreou na Fórmula 1 em 2013. Tinha fama de rápido, mas pegou um carrinho sem vergonha da Williams e pouco conseguiu fazer. Classificou-se em 3° lugar para o GP dos EUA, o que parecia uma façanha incrível, mas foi só. Dava toda a pinta de ser mais uma das inúmeras promessas que nunca vinga na categoria.

Mas em 2014 tudo mudou. A Williams investiu muito em infraestrutura e pessoal, e fez um carro espetacular, que a trouxe de volta ao grupo das grandes equipes. E, com esse carro, Valteri Bottas mostrou que é fera mesmo.

Correndo ao lado de um piloto experiente e com anos de Ferrari nas costas, o finlandês não se intimidou e fez um campeonato consistente, impondo um vantagem de 52 pontos sobre Felipe Massa ao final do ano, um número espantoso. E, mesmo quando o brasileiro chegou a sua frente, sempre tinha Bottas no encalço, pressionando.

Rápido, consistente e cometendo quase nenhum erro ao longo do ano, é difícil olhar para a temporada de Bottas e avaliar alguma corrida sua como razoável. Todas foram boas, sendo que na Alemanha, terminou em segundo lugar, à frente de Lewis Hamilton, segurando o inglês e o seu incrível Mercedes nas voltas finais.

Foi por meio das suas mãos, principalmente, que a Williams esteve, o ano todo, frequentando o pelotão da frente. Um desempenho que já coloca seu nome entre os principais da Fórmula 1, despertando, inclusive, o interesse da McLaren em certo momento. E, agora, já se fala que ele poderá substituir Raikkonen na Ferrari, em 2016.

Valteri Bottas foi, sem dúvida, um dos melhores pilotos de 2014. É um piloto credenciado a ganhar corridas e títulos, o que deve acontecer em pouco tempo.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Só não foi o piloto do ano porque Riccirardo deu uma ofuscada, mas foi um dos grandes.