quinta-feira, 28 de maio de 2009

Senna e Alonso: trajetórias parecidas

Comparar qualquer piloto a Ayrton Senna é sempre algo muito complicado, porque desperta a ira dos Sennistas, torcedores que elevaram o piloto ao status de semi-deus, um atleta absolutamente perfeito que jamais cometeu nenhum erro na vida. Felizmente, aqueles que como eu tiveram o privilégio de ver Ayrton pilotando, sabem que ele teve altos e baixos em sua carreira (muito mais altos do que baixos é verdade), ocasionados tanto pelos seus próprios erros, quanto pela conjuntura do grid da Fórmula 1.

E um desses maus momentos, ocasionados pelo fato de estar em uma equipe ruim, correndo com um carro pouco competitivo, aconteceu justamente quando Senna estava no auge da sua forma. Foram os anos de 1992 e 1993 quando a McLaren caiu vertiginosamente de performance depois de anos de domínio, justamente por não saber acompanhar a evolução das outras equipes. Principalmente em relação à Williams que desenvolveu os fabulosos FW14 e FW15, conduzidos aos títulos daqueles anos por Nigel Mansell e Alain Prost.



E agora vem o comparativo: que piloto está no auge da sua forma mas preso no meio do grid, limitado por um equipamento ruim? Ele mesmo, Fernando Alonso. Que assim como Senna, em nenhum momento mostrou qualquer traço de otimismo em relação à sua temporada atual. E também como o brasileiro fazia com a Williams, vem namorando a Ferrari, dando declarações elogiosas e, o principal, sendo paparicado pelos italianos.

Senna e Alonso compensaram a deficiência de seus carros no braço. Basta comparar o desempenho deles em relação aos seus companheiros de equipe. Em 92, Senna ainda tinha Gerhard Berger como parceiro e venceu três corridas, contra duas do austríaco. E ficou bem à frente dele no campeonato. Em 93, foi covardia. A McLaren trouxe Michael Andretti da Fórmula Indy e o americano teve um desempenho sofrível, sendo demitido antes do fim da temporada. Foi substituído por Mika Hakkinen, que chegou a se classificar à frente de Senna no GP de Portugal, mas não representou ameaça. E Senna foi vice-campeão daquele ano, vencendo 5 corridas contra nenhuma dos seus companheiros.

Junto com Nelsinho Piquet na Renault, desde 2008, Alonso não foi superado pelo brasileiro em nenhum treino de classificação. Em corrida ficou atrás do companheiro na Alemanha e na França. Mas a diferença entre os dois é óbvia tanto que o asturiano conseguiu a proeza de vencer duas provas em 2008 enquanto o brasileiro nem chegou perto disso (Ficou em 2º na Alemanha, mas foi um resultado absolutamente circunstancial). Em 2009, basta dizer que todos os pontos marcados pela Renault no campeonato vão para a conta do espanhol.

Senna acabou conseguindo seu objetivo. Foi para a Williams, mas com as mudanças de regulamento, pegou um carro que já não tinha mais tanta vantagem sobre os outros. E já conhecemos bem o desfecho da história. Alonso parece que também vai conseguir o quer. Deve estar na Ferrari em um ou dois anos, provavelmente em lugar de Kimi Raikkonen. Vamos acompanhar e torcer para que o espanhol consiga voltar a fazer aquilo que sabe: ganhar corridas e títulos.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Há muuito tempo penso da mesma forma.
Os dois tem muito mais em comum que o esporte que praticam.
Belissimo texto.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Aleixo:

Os momentos de das carreiras de Alonso e Senna realmente se assemelham, mas o perfil de piloto e de homem do Alonso encontra traços de similaridade mais com outro grande piloto brasileiro, em minha opinião, Nélson Piquet.

Estevis disse...

Adorei o seu texto, acho que ambos pilotos foram coisas raras na Fórmula 1, porém há uma diferença significativa. Ayrton Senna era mais humilde fora das pistas, já Fernando Alonso parece ser mais frio com o povo e é um pouco "nariz impinado" pro meu gosto. Adorei o seu blog, você é muito inteligente em seus textos, também tenho um e tento ser o mais criativo possível que tal se nós fizessemos uma parceria??? Entre no meu blog e deixe seu comentário com a resposta: www.omelhordaformula1.blogspot.com
Obrigado