sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fórmula 1 e seus dirigentes: um novo capítulo

Em qualquer esporte que se preze, quando os dirigentes começam a aparecer mais que os atletas, é porque algo está errado. E, infelizmente, na Fórmula tem sido assim há alguns anos. Escândalos de espionagem, jogos de equipe, desclassificações injustas, julgamentos, etc. E, quando os carros vão para a pista, a emoção fica devendo.

Aí, quando pensamos que finalmente vamos ter paz para acompanharmos as corridas vêm novamente os dirigentes acabar com a nossa paciência. Depois de anunciar as mudanças na categoria para 2010, Max Mosley e Bernie Ecclestone agora têm que enfrentar a fúria das equipes, que ameaçam se retirar da Fórmula 1.

Primeiro as regras. É óbvio que essa história de teto orçamentário de 40 milhões jamais vai dar certo. É um absurdo pensar numa categoria em que equipes que se adequam ao regulamento têm vantagens e outras que preferem gastar mais perdem privilégios. Imaginem a desigualdade que isso causaria. Isso sem contar que Bernie e Max, que já passaram da hora de se aposentarem, ainda voltaram com a idéia do campeão ser definido pelo número de vitórias, o que também é ridículo e rompe com todos os padrões de automobilismo que conhecemos.

Agora as equipes. Com exceção de Williams (Frank disse que não sabe fazer outra coisa na vida), Brawn GP e Force India (que não se pronunciaram), todas foram unânimes: se as regras forem mantidas, se retiram da F1.

É claro que a FIA terá que voltar atrás. Não existe Fórmula 1 sem a Ferrari, por exemplo. Seria uma perda de audiência fabulosa, um prejuízo que, sem dúvida nenhuma, ajudaria a quebrar de vez a F1. Só é necessário saber até quando esse teatrinho vai durar e até quando teremos que agüentar esses dirigentes, mais uma vez, ocupando o espaço que deveria ser destinado a discutir performances, vitórias, derrotas, ultrapassagens. Essas coisas que costumávamos chamar de esporte.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Morro de saudades de quando as brigas eram entre pilotos, dentro e fora das pistas...

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Aleixo:

Se a coisa continuar assim juro: i'll give up...
Nunca pensei que chegaria a esse ponto, mas
estou de saco cheio.

Grande abraço.