segunda-feira, 11 de maio de 2009

GP da Espanha ressuscita o velho Rubinho, “o brasileirinho”

É preciso tirar o chapéu para Rubens Barrichello. Se ele tiver a capacidade de bagunçar o ambiente de uma equipe surpreendente como a Brawn, depois de uma dobradinha espetacular na Espanha, será uma façanha e tanto. E o brasileiro vem se empenhando para isso, não podemos negar. Afinal, depois de uma corrida na qual conseguiu uma largada fantástica, mas não foi capaz de imprimir um ritmo forte como o do companheiro de equipe, Rubinho terminou em segundo. E o que ele faz? Sai do carro fazendo beicinhos, insinuando que foi prejudicado por causa da mudança de estratégia de três para duas paradas de Jenson Button enquanto a sua estratégia foi mantida.

É nessas horas que somos obrigados a pensar como a maioria dos torcedores brasileiros: esse Rubens Barrichello é mesmo muito bobo. Bom piloto, nada espetacular, mas eficiente, vem cumprindo seu papel na equipe. Mas, mais uma vez, quando tem um carro vencedor nas mãos, não consegue acompanhar o ritmo do companheiro de equipe.

Repito. A equipe Brawn é uma das coisas mais bacanas que já surgiram na Fórmula 1. Veio das cinzas da porcaria da Honda, é independente e está colocando as montadoras, e suas soberbas, no bolso. Rubens disse que pendura o capacete se souber que está sendo prejudicado. Meu conselho: não perca tempo investigando, a resposta já existe. Quem está se prejudicando é você. Então pendure logo a droga do capacete. Faça esse bem à F1 e à torcida brasileira.

E vamos aos pitacos:

_ No Barhein eu defendi. Disse que a prova tinha sido razoável com algumas brigas que me enchiam de esperança de que teríamos uma temporada emocionante. Mas essa corrida da Espanha é indefensável. Foi terrivelmente chata. Começo a achar que a Fórmula 1 é mesmo uma categoria fadada às ultrapassagens de box.

_ Duas pérolas no rádio da Ferrari, este fim de semana: na sexta, ao ser lembrado que estava sem o KERS, Raikkonen respondeu ao engenheiro que não era necessário que este o lembrasse disso a cada curva, pois ele podia ver as luzes no painel. E ontem, ao ser informado do erro no cálculo de combustível, Massa soltou um espetacular “o que você quer que eu faça?”. Uma equipe totalmente perdida, mas que tem pilotos com personalidade questionadora e vontade de melhorar. E por isso, têm a minha torcida.

_ Está dando pena da McLaren. O carro não corresponde, Heikki Kovalainen parece estar em outro planeta e Hamilton coitado, rema, rema, rema, para chegar apenas em nono. É a praga de Fernando Alonso, que continua firme e forte na equipe inglesa.

_ A Toyota continua forte, embora não tenha assustado muito na Espanha. Muito porque Jarno Trulli acabou saindo da corrida no início, num acidente do qual não teve culpa mas que ainda levou mais quatro pilotos e provocou a entrada do Safety Car.

_ Nelsinho Piquet continua como um zero à esquerda na Renault. Enquanto Alonso leva a equipe nas costas.

Resultado Final (8 primeiros colocado):

1º) Jenson Button – Brawn Mercedes-Benz
Rápido, eficiente, concentrado. Mudou a estratégia no início da prova, ao ver que não poderia ultrapassar Barrichello. Não há ressalvas à pilotagem que Button vem apresentando em 2009. Absolutamente fantástico.
2º) Rubens Barrichello – Brawn Mercedes-Benz
Belíssima largada. Foi perdendo ritmo ao longo da prova e levou um “nó tático” do companheiro. Garantiu a dobradinha da Brawn, mas leva nota zero pela choradeira no final. Mau perdedor, como sempre.
3º) Mark Webber – Red Bull Renault
Veio comendo pelas beiradas e conseguiu um grande resultado. Para quem esperava um banho inapelável de Vettel (eu inclusive), vem fazendo bonito com o bom carro da Red Bull.
4º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Empacou atrás de Felipe Massa e só conseguiu passar quando o brasileiro tirou o pé para economizar combustível. Corrida discreta.
5º) Fernando Alonso – Renault
Muita luta e o quinto lugar como prêmio. Se não fosse ele, acho que os franceses já tinham voltado a se dedicar exclusivamente à construção de Clios e Logans.
6º) Felipe Massa – Ferrari
Um belo fim de semana de Felipe. Andou forte o tempo todo, chegando ao limite do carro. Mas um erro inacreditável no cálculo de combustível tirou dele o quarto lugar.
7º) Nick Heidfeld – BMW
Depois do resultado lamentável do Barhein não deixa de ser surpreendente que a BMW tenha marcado pontos. Mas ainda está longe da forma de 2008.
8º) Nico Rosberg – Williams Toyota
O que será que ele faz para andar na ponta todas as sextas feiras? Podiam usar a mesma fórmula mágica nas corridas.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Mais do que isso Bruno, ele ressucitou o Policarpo Quaresma que estava adormecido nele.