terça-feira, 12 de maio de 2009

Helinho é pole em Indianápolis

Nos últimos minutos do Pole Day, treino que define o primeiro colocado no grid de largada das 500 milhas de Indianápolis, todos estavam acompanhando a última tentativa de Ryan Briscoe, que tentava tomar a pole do companheiro de equipe Hélio Castroneves. O australiano acelerou tudo que podia no seu Penske, mas ficou em segundo. E assim, teremos a honra de ver um brasileiro, que há um mês estava ameaçado de passar muitos anos na cadeia, largar na primeira posição da maior corrida de todas.

Eu, particularmente, acho Indianápolis um negócio espetacular. Durante todo o mês de maio, vários pilotos trabalham, acertam, rodam, batem, aceleram, enfim, se esfolam para conseguir uma das 33 vagas no grid de largada da corrida. E vale de tudo. Algumas equipes montam uma pequena estrutura para competir somente em Indianápolis, arranjam motores e chassis emprestados, trazem mecânicos com pouco treinamento, mas muita boa vontade. O público chega dias antes, as pessoas levantam acampamento ao redor e dentro do circuito, fazem churrasco, conhecem novos amigos, se divertem.

É a ligação entre o automobilismo puro e essa coisa chata de hoje em dia, personificada pela Fórmula 1 e seus orçamentos estratosféricos. E nenhum piloto, dos que tentam largar no dia 24 de maio, tem uma relação melhor com essa pista do que Hélio Castroneves. Já ganhou lá duas vezes, a última delas, dramática, com seu Penske se arrastando nos metros finais, quase sem gasolina. E, depois do inferno astral pelo qual vinha passando, Helinho volta e já marca a pole.

Mas isso não significa que seja o favorito. Aliás, ninguém é favorito em Indianápolis. Qualquer um dos 33 malucos que largarem pode ganhar. Desde o cara com motores emprestados, até aquele que corre numa equipe mega estruturada e endinheirada. E é por isso que, no dia 24 de maio, estarei grudado na TV, assistindo mais essa edição, da maior de todas as corridas.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Eu sei aque é maldade, mas o Helio fez a pole correndo como se fugisse da justiça....
Grande feito. Tomara que ganhe.

Loucos por F-1 disse...

Essa do Groo foi ótima...hahahhaha
De qualquer forma foi um grande resultado para o Helinho essa pole. Espero que ele vença!

Bruno, ainda não conhecia seu blog, meus parabéns. Depois faça uma visita lá no Loucos por F-1 para trocarmos link.

Abraço!

Leandro Montianele