quinta-feira, 7 de maio de 2009

BMW sem KERS: para mim, esse negócio está com os dias contados

A BMW anunciou que não vai usar o KERS na corrida de domingo, na Espanha. Os alemães foram aqueles que melhor desenvolveram o dispositivo, vinham trabalhando com ele há mais tempo e, quando colocaram o carro na pista, os resultados não vieram.

Esse tal de KERS já despertou polêmica demais e, acredito, acabará sendo proibido até o fim do ano. Isso porque é caro, pesado, perigoso (a própria BMW sofreu com ele na pré-temporada, com um de seus mecânicos sendo eletrocutado) e, na prática, ninguém que está utilizando o sistema conseguiu tirar dele uma vantagem considerável. Pelo contrário: a Ferrari teve problemas no equipamento na Malásia, e resolveu chutá-lo para escanteio no Barhein.

Bobagem a Fórmula 1 dizer que o KERS representa economia, já que aproveita a energia das freadas transformando-a em potência extra. O alto custo de manutenção não paga esse investimento. Pensando pelo lado da competitividade, seria mais prático e barato adotar o nitro, como a Stock Car usa e como a Fórmula Indy usou há um tempo atrás.

5 comentários:

Bruno disse...

Eu acho que qualquer tipo de dispositivo dessa natureza deveria ser banido do automobilismo. Dizem que para o ano que vem terão um padrão, que entrará no pacote econômico fornecido para atrair novos times.

Vimos que o dispositivo funciona nas largadas e na disputa por posições (vide Nelsinho e Barrichello na última prova), mas é dispensável e o investimento é alto em período de retenção de gastos.

Por outro lado, se quiserem mantê-lo é questão de tempo também até se adaptarem, por exemplo, já fizeram aquela espécie de fio terra quanto o carro para nos boxes. É um bom debate...

Abraços.

Felipão disse...

Acho que não vinga também não... Já estão colocando de lado e investindo em partes aerodinâmicas...

Ron Groo disse...

Não vinga até porque é um desparrame de caro. Se querem mesmo cortar custos...

Blog F1 Grand Prix disse...

Olá Bruno, tudo bem? Desculpe pela demora na resposta, mas já coloquei o Velocidade & Cia na lista de links do F1 Grand Prix, ok? Muito obrigado pela mensagem!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

O KERS é só um marketing, não está na F-1 por questões de competitividade. Mas se fosse o nitro seria ainda pior, porque baixaria o nível da F-1 como se fosse um categoria pequena ou jogo de video-game. A F-1 não é Need for Speed, e esse KERS só existe para fazer imagem de ecologicamente correta
Mas não passa de uma grande enganação. Simplesmente porque ele reutiliza energia dos freios, que é totalmente limpa, é calor... A energia suja, do combustível, continua sendo emitida sem que se reaproveite uma molécula de CO2 sequer. O KERS é o chamado engana trouxa.