domingo, 24 de maio de 2009

Passeio de Jenson Button pelas ruas de Mônaco

Não há muito o que dizer do Grande Prêmio de Mônaco. Com exceção das primeiras voltas, com brigas ocasionadas pelo mau desempenho de Vettel e seus pneus macios, tivemos uma prova monótona, com carros espaçados entre si e ninguém arriscando nada. Ou seja, como sempre foi em Mônaco: se não chove e ninguém bate, não há nada a se fazer mesmo. Então vamos direto aos pitacos:

_ Estou surpreso com a reação da Ferrari hoje. Os carros vermelhos tiveram um fim de semana consistente e sem erros, o que é o mais importante. Embora o “locutor rei” tenha tentado insinuar que a Ferrari estragou a corrida de Felipe Massa ao não antecipar sua segunda parada, é bom informá-lo que, se tivessem feito isso, provavelmente o brasileiro perderia sua posição para Mark Webber.

_ Aliás, Felipe Massa foi o protagonista da única briga existente no GP de Mônaco, ao arriscar tudo para tentar ultrapassar Vettel no início da corrida. Realmente ele não tinha outra saída, pois se ficasse atrás não teria chance alguma no final. E quem arrisca, acaba tendo mais chance de errar. Mas é melhor assim do que esperar para ultrapassar na parada de box.

_ E a Brawn GP continua sua incrível sina de vitórias. É impressionante o domínio desta equipe. Button correu como quis e Barrichello também não teve dificuldades para superar os adversários.

_ Nelsinho Piquet, desta vez, não teve culpa de sua saída, já que foi acertado em cheio por Sebastien Buemi. O interessante foi a declaração do brasileiro, sobre pilotos estreantes que causam acidentes. Puxa, como se ele estivesse fazendo um ano espetacular. E como se, no ano de estréia, não tivesse feito bobagens atrás de bobagens. Aliás, continua fazendo no seu segundo ano.

_ Enquanto isso Fernando Alonso sempre dá um jeito de aparecer bem durante as provas. Desta vez, conseguiu ficar na pista por um longo tempo antes da sua primeira parada, dando voltas consistentes. Esse sim é um piloto diferenciado.

_ A BMW roubou, com louvor, o título de fiasco do ano, que estava na mão da Ferrari.

_ Kovalainen: já deu, não?

Classificação final (8 primeiros):

1º) Jenson Button – Brawn Mercedes Benz
Bela pole, corrida sob controle. Segue tranqüilo rumo ao título.
2º) Rubens Barrichello – Brawn Mercedes Benz
Ótima largada e corrida consistente. Só não foi melhor que o companheiro.
3º) Kimi Raikkonen – Ferrari
Perdeu a posição na largada, mas mostra que a Ferrari vem chegando aos poucos.
4º) Felipe Massa – Ferrari
Arriscou tudo no início, errou, mas isso acabou fazendo pouca diferença.
5º) Mark Webber – Red Bull Renault
Outra corrida em que veio comendo pelas beiradas. Bom resultado.
6º) Nico Rosberg – Williams Toyota
Parecia que ia lutar pelo pódio, mas acabou em sexto lugar. É um piloto bastante irregular.
7º) Fernando Alonso – Renault
Faz o que pode com o carro que tem. Somou mais uns pontinhos importantes.
8º) Sebastien Bourdais – Toro Rosso Ferrari
Finalmente marcando pontos em 2009. Mas continua andando atrás do companheiro Sebastien Buemi.

6 comentários:

Ron Groo disse...

Mônaco é realmente um belo lugar pra passear.
Eu gostei da corrida como sempre gosto.
Lá é especial.

Bruno dá uma olhada nisto aqui e se encontre.

http://blogdogroo.blogspot.com/2009/05/f1-da-pouca-grana-ou-f1-do-pacotao.html

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Aleixo:

Mônaco pode ser legal por todo o glamour que representa, mas suas corridas lá são quase sempre chatas demais...

Bruno disse...

Eu gosto de Mônaco, principalmente quando chove, concordando contigo, Aleixo. Ontem foi tradicional, sem grandes variações, até porque não dá para fazer muita coisa mesmo.

Engraçado que o Barrichello não conseguiu acompanhar o desempenho de Button no primeiro stint. O campeonato já está praticamente decidido. A Brawn tá sobrando...e muito.
Abraços

Luís Fernando Ramos Santos disse...

A diferença do piloto vencedor para o piloto não-vencedor é a capacidade dele de sair bem em uma situação adversa, ou seja:

Piloto vencedor: Jenson Button

Piloto não-vencedor: Rubens Barrichello

Situação adversa: mau rendimento dos pneus macios depois de gastos.

Diferença entre os pilotos: Button não reclamou dos pneus, apenas se concentrou para manter o ritmo de suas voltas. Barrichello não preocupou em manter seu ritmo, apenas reclamou da situação. (é o que ele sempre faz, por isso não consegue vencer seus companheiros de equipe com um carro bom)

Essa é a diferença que faz os pilotos ganharem corridas e se sagrarem campeões mundiais. O piloto que não age dessa forma nunca ganhará um título desse porte.

Marcelonso disse...

Essa corrida foi monotona,além disso não aguento mais a choradeira de Barrichello,todos GP´s até agora,SEM EXCEÇÃO,ele arrumou uma desculpa.

Ele deveria dizer,que não consegue andar como o Button e ponto final,está lá apenas para somar pontos para a equipe.


abraço

DGF disse...

Acho curioso o fato de todos reclamarem da reclamação do Rubinho. É um chatíssimo círculo vicioso.

Que tal mudarmos de assunto a NÃO falarmos mais sobre o quanto Rubens reclama (se é que ele de fato faz isso).

Já repararam que ele só "reclama" quando alguém pergunta algo pra ele? "Por que você perdeu rendimento no primeiro stint?" - "Porque eu tive graining nos pneus por seguir Button de perto."

Se toda resposta que ele der for considerada reclamação, é melhor então não comentarmos suas respostas ou os repórteres não mais lhe perguntarem nada.

Como a segunda opção nunca vai deixar de ocorrer, fiquemos com a primeira, sobre a qual temos mais controle.

De todo modo, corrida chatíssima, mas ainda assim um belo e fiel retrato da temporada 2009 de F1 (se descontarmos o desastre do Vettel em todos os sentidos).