domingo, 26 de abril de 2009

O piloto do ano

Não é à toa que Jenson Button é o líder isolado e folgado do mundial de F1. Sua corrida, hoje no Barhein, foi absolutamente perfeita. Um retrato fiel do que esperamos de um piloto de corridas: eficiência. A equipe pede que ele ande rápido para não perder contato. Ele faz. A equipe solicita que ele ultrapasse Lewis Hamilton. Ele vai lá e passa, sem firulas, reclamações ou gestos espalhafatosos. Depois, pedem que ele conserve o equipamento para não ter problemas até o fim, mantendo a constância o fim. É o que ele faz.

E é por isso que ele é o principal piloto da Brawn GP. Não faz sentido uma equipe com pouco dinheiro, arriscar uma briga interna de seus pilotos, sendo que vamos entrar na fase européia do campeonato e há grandes chances das outras equipes se aproximarem dos carros brancos.

E vamos aos pitacos:

_ A corrida teve um início promissor, com muitas brigas, mas logo tudo se acomodou. Mesmo assim, estou gostando muito dessa nova Fórmula 1. Os carros estão mais próximos, os pilotos com vontade de ultrapassar, tudo muito interessante. Que continue assim.

_ Muito feia a atitude de Rubens Barrichello. Ficar jogando para a torcida, reclamando de Nelsinho Piquet que estava lutando por posições de forma limpa e leal. É por essas e outras que a torcida brasileira tem tanta birra de Rubinho. Tem um carro mais rápido? Vai lá e passa uai!

_ Nelsinho, pelo menos, chegou ao fim. Não marcou pontos, mas fez uma corrida correta. Se tivesse se classificado mais à frente poderia ter tido melhor sorte. Continuo achando difícil sua situação na Renault.

_ Impressionante como a Toyota caiu durante a prova. Os japoneses precisam resolver esse problema, porque têm realmente um bom carro este ano.

_ Ferrari e BMW são a piada do ano até aqui. Os alemães ficaram em penúltimo e último lugar. Enquanto isso, Raikkonen conseguiu os primeiros pontos da equipe italiana, com um distante 6º lugar e ainda pressionado pela Toyota de Glock. Se não reagirem na Espanha, podem começar a pensar em 2010.

_ Já a McLaren parece ter encontrado um caminho mais acertado. Para Hamilton. Porque Kovalainen está mesmo comprovando que não é do ramo.

_ A Espanha será decisiva para as grandes equipes: Renault, McLaren, Ferrari e BMW precisam reagir, ou então estão definitivamente fora da briga pelo título.

Classificação Final (8 primeiros)

1º) Jenson Button – Brawn Mercedes Benz
Perfeito, do início ao fim. É o piloto do ano.
2º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Parecia bem na prova, mas ficou preso atrás de carros mais lentos. É o principal adversário de Button, até agora.
3º) Jarno Trulli – Toyota
Largada ruim, e prova burocrática. Continua o leão de treino de sempre.
4º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Nada mal, pensando como o carro estava nas primeiras corridas. Hamilton começa a aparecer bem no ano.
5º) Rubens Barrichello – Brawn Mercedes Benz
Desta vez mostrou muita velocidade, mas continua inconstante. Muito aquém do companheiro de equipe.
6º) Kimi Raikkonen – Ferrari
Primeiros pontos do ano, com um carro que continua não mostrando nada. Mas era o que ele podia fazer.
7º) Timo Glock – Toyota
Liderou as primeiras voltas com autoridade. Depois desapareceu.
8º) Fernando Alonso – Renault
Que pecado. Um piloto com a qualidade de Alonso, merecia um carro melhor. A praga de Ron Dennis era forte mesmo!

2 comentários:

Ron Groo disse...

Bom... ainda é cedo para dizermos que o
Button é o piloto do ano. Mas ele tem boas chances para ser.

Detectei maldade ali naquela parte dos gestos espalhafatosos...

Sim... As outras equipes vão chegar junto na parte europeia, mas a vantagem das brancas é tão grande que possivelmente administrem daqui pra frente.

E minha Williams hein? ai ai ai

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Aleixo:

Verdade pura a que você disse: Button foi perfeito, soube fazer uma ótima leitura dos fatos, se arriscou a ultrapassar Hamilton na hora certa e teve pé pesado suficiente para acompanhar o ritmo do leve Trulli.