segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ferrari em crise: reflexo da desorganização

Não é por acaso que, desde 1992, a Ferrari não fica sem marcar pontos nas duas primeiras corridas do ano. Se desde a saída de Ross Brawn e o afastamento parcial de Jean Todt os italianos já vinham cometendo erros bobos, este ano, com a saída oficial do francês e o desinteresse cada vez maior de Michael Schumacher na equipe, a Ferrari vem se superando.

O erro com Kimi Raikkonen, na Malásia, foi uma das coisas mais esdrúxulas que já tive oportunidade de ver na Fórmula 1. Colocar pneus de chuva num carro, quando a água ainda não caiu, é algo que qualquer criança sabe que não tem a menor possibilidade de dar certo. É só pensar um pouco: Raikkonen perdeu mais de 20 segundos a cada volta com a pista seca. Se cada pit-stop dura um pouco mais que isso, o finlandês só sairia em vantagem caso a chuva começasse a cair imediatamente após ele sair do box, antes mesmo de contornar a primeira curva, o que não aconteceu. Mas como ele ainda deu umas 4 ou 5 voltas, a coisa foi ainda pior, pois além de perder muito tempo andando devagar, ainda foi obrigado a parar de novo, pois seus pneus acabaram neste período. Ou seja, teve que parar de novo.

Existem riscos e riscos a se correr na Fórmula 1. Mas colocar pneus de chuva, com pista ainda seca, apostando que a água estava por vir, é algo que confesso nunca ter visto. Principalmente num carro que ocupava a sexta posição e tinha chances de brigar por mais posições. Fizessem isso com Felipe Massa, que estava empacado lá atrás sem conseguir progresso, ainda seria mais fácil de engolir, embora a burrice fosse similar.

A Ferrari precisa se explicar. Tem um carro que não é ótimo quanto o de outros anos, mas tem potencial para melhorar. Tem excelentes pilotos. Mas está desorganizada e desorientada.

7 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Aleixo (sobrenome de craque, lembra-se do melhor ponta esquerdo que o Brasil já teve?):

Parabéns pela sua iniciativa de começar um blog, ficou muito bom o leiaute e o texto...Bem, de sua categoria para escrever não precisa nem dizer porque já estávamos acostumados com ela no Grid GP. Adicionarei seu blog no meu blogrol e estarei sempre aqui dando meus pitaquinhos (risos).

Grande abraço e obrigado pela oportunidade de enriquecermos nossa leitura com mais um excelente blog.

Ron Groo disse...

Eu sempre disse que a Ferrari na mão de um staff técnico e esportivo italiano daria m...
Você já viu um almoço de familia italiana?
Eles falam alto, todos ao mesmo tempo. Derrubam vinho na mesa. Uma zona.
Assim esta a Ferrari nestes dois ultimos anos.

Bruno disse...

A equipe está mesmo desorganizada, mas falta um pouco de pulso dos pilotos, afinal o Raikkonen concordou em colocar pneus de chuva, o Massa aceitou ficar nos boxes durante a classificação.
O carro não é tão bom e já ficaram sem marcar em duas provas. Muito se comentou sobre o desinteresse do Kimi durante a temporada passada, e a resposta dele veio ontem, com o picolé e a coca e mais aquela mensagem pelo rádio "meus pneus estão destruídos". Grande mancada da Ferrari e que tomem uma medida urgente.
Abraço.

DGF disse...

Brunão, saca aí meu blog. Me inspirei em vcs e finalmente pus o meu no ar: http://splash-and-go.blogspot.com

Vá lá dar os seus pitacos. Vou te adicionar nos meus favoritos por lá.

Ah, e seus textos estão ótimos!

Abraço!

Fábio Andrade disse...

Os italianos precisam ser dominados para trabalharem direito, rs. Sem alguém cantando de galo, eles se perdem. Curiosamente, falo sobre isso em minha última postagem.

Começo de caos em Maranello, Bruno...

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Eu ainda acredito na Ferrari este ano. Acho que vai brigar pelo título, que a Brawn até agora se mostrou favorita. Atenção para a Toyota também, que vai colocar o Kers em seus carros.

SAVIOMACHADO disse...

Bruno, é sempre bom ver novas caras com talento para uma análise no mundo da velocidade. Parabéns pelo blog e parabéns pela sua análise. Realmente a Ferrari está mesmo perdida. Particularmente acho isso bom. Não aguentava mais ver Ferraristas infiltrados, como cartolas fazendo de tudo para que a escuderia italiana levasse o título de construtores. A Ferrari cresceu tanto nesses últimos anos que praticamente dominou o mercado automobilístico, incluindo também o mercado de peças. A saída de Brawn e Todt fez com certeza o enfraquecimento da equipe italiana. Bom para o esporte, bom para a Fórmula 1 e muito bom para nós que gostamos de ver uma corrida justa.
Grande abraço meu velho.
SAVIOMACHADO