terça-feira, 7 de abril de 2009

GP de São Petesburgo inaugura a Fórmula Indy em 2009



Começou a temporada 2009 da Fórmula Indy, com o GP da São Petersburgo, disputado neste fim de semana. Com quatro brasileiros na pista, a categoria americana apresentou uma corrida razoável, com alguns problemas irritantes.

O primeiro deles é o próprio circuito: a pista de rua, com uma parte passando pelo aeroporto local, é incrivelmente mal construída, estreita, com um asfalto horroroso e chega a ser um milagre que não tenhamos tido mais acidentes. E, além disso, o traçado oferece pouquíssimos pontos de ultrapassagem, o que acabou desfavorecendo as trocas de posições durante a prova. Mesmo assim, vimos algumas disputas interessantes, inclusive a vitória foi decidida num lance de ultrapassagem, coisa rara de ser ver no automobilismo de hoje.

Não entendo como um país que tem pistas como Elkhart Lake, Portland ou Laguna Seca opte por correr num circuito tão mal feito. Mas isso importa pouco, já que o grande espetáculo da Indy fica reservado para os circuitos ovais e eles estão presentes no calendário.

De qualquer maneira, tivemos a vitória de Ryan Briscoe, seguido por Ryan Hunter-Reay (tente falar este nome depressa). Justin Wilson, que dominou a prova toda, bobeou na última relargada e perdeu posições. Alguns acidentes, como sempre, com destaque para a batida entre Raphael Matos e Danica Patrick. O mineiro foi espremido no muro pela moça, causando uma longa bandeira amarela.

Entre os brasileiros, destaque para Tony Kanaan, que usou sua experiência para evitar se envolver nos acidentes que aconteceram perto dele, chegando em 5º lugar. Ele é o nosso principal representante, já que Raphael Matos, Mário Moraes e Vitor Meira correm por times menores e não têm chances de vitória. Hélio Castroneves, envolvido em polêmicas judiciais, só corre a temporada se for absolvido o que, pelas notícias que temos visto, dificilmente vai ocorrer.

Gosto da Indy, uma categoria de carros difíceis de pilotar, que privilegiam muito o talento dos pilotos. Infelizmente, carece de qualidade (alguns dos pilotos são péssimos), público e patrocínios. Mas com a unificação entre IRL e Cart, realizada no ano passado, acredito que a trajetória de crescimento da Fórmula Indy possa estar recomeçando.

Classificação Final (10 primeiros)

1º) Ryan Briscoe – Penske
Bela ultrapassagem no final, para assumir a liderança. É um piloto que vem crescendo.
2º) Ryan Hunter-Reay – Vision
Discreto a prova toda, apareceu bem no final.
3º) Justin Wilson – Dale Coyne
Liderou a corrida inteira, mas bobeou na última relargada.
4º) Dário Franchitti – Ganassi
De volta à Indy, passou boa parte da prova perseguindo Justin Wilson, sem conseguir passar.
5º) Tony Kanaan – Andretti Green
Com experiência, escapou de alguns acidentes. É o melhor brasileiro.
6º) Will Power – Penske
Substituiu Hélio Castroneves na Penske e foi outro que caiu ao longo da prova.
7º) Graham Rahal – Newman Haas Laningan
Depois de uma largada desastrosa (era o pole), conseguiu uma recuperação brilhante.
8º) Darren Manning - Dreyer & Reinbold
Integrante cativo do pelotão intermediário. Não foi tão mal assim.
9º) Vitor Meira – Foyt
Resultado até razoável, pela equipe em que está.
10º) Stanton Barret – 3G
Se aproveitou dos acidentes, para ganhar posições


3 comentários:

Bruno disse...

Na Indy falta ainda profissionalismo e decidir, se a categoria será exportada para outros países ou ficará restrita aos países norte-americanos. Só tem uma prova no Japão, compreensível, afinal a Honda se mantém como fornecedora de motores exclusiva.
Como os carros são iguais, os pilotos ganham destaque, mas estou de acordo, Bruno, existem muitos ruins por lá. Muitos pilotos não confirmaram participação em toda a temporada, questão de patrocínio.
Uma pena perder o Castroneves (bem provável), terra de cego que tem um olho é rei. Gosto da Indy e tomara que recupere seu espaço.
Abraços.

Ron Groo disse...

Houve uma epoca em que até Max Mosley temia a concorrencia da Indy, hoje... bem...
Mas a corrida foi boa, gostei do que vi e ri muito com o acidente da Danica e as declarações do menino brasileiro.
Ela falou poucas e boas pra ele.

wanderley disse...

só tem brasileiro ruim ná indy, depois que emerson saiu cabo a indy, os brasileiros sao uma merda