quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ídolos do Blog: Juan Pablo Montoya



Estive em Interlagos pela primeira vez, em 2001. Já tinha ensaiado uma ida diversas vezes, mas só consegui viabilizar a viagem neste ano. O cenário era de expectativa pela vitória de Rubens Barrichello, apesar de todos saberem que era Michael Schumacher o favorito disparado.

Mas foi na segunda volta, após a relargada que houve em virtude de um acidente causado pelo próprio Rubinho, que a coisa esquentou. Lá do final da reta oposta avistamos a Williams se enfiando por dentro na entrada da curva, e jogando o odiado Schumacher para a terra na segunda perna. Quando passou na nossa frente, identificamos a figura: era Juan Pablo Montoya, que vinha da Fórmula Indy e tivera desempenho discreto nas duas primeiras provas do ano.

A Williams não andava na ponta havia algum tempo, e era inacreditável o que o colombiano fazia em Interlagos. Até que começou a chover, na metade da prova, e o retardatário Jos Verstappen não conseguiu frear sua Arrows na entrada da curva do lago e acertou o piloto da Williams, tirando Montoya da corrida. Quando ele desceu do carro, foi ovacionado por todos da arquibancada da reta oposta, que gritava seu nome e pulava, como se estivesse num estádio de futebol. Nunca vou esquecer dos gritos de “Montoya, Montoya, Montoya”, e a arquibancada balançando.

Depois disso, o colombiano teve uma carreira irregular, mas sempre foi uma atração a parte na Fórmula 1, pelo seu estilo arrojado e de pouca cautela. Teve chance de vencer o campeonato de 2003, venceu algumas corridas, tentou a sorte na McLaren, mas não suportou a fleuma da equipe de Ron Dennis e decidiu se mandar para a Nascar na metade de 2006, pegando todo mundo de surpresa.

Montoya sumiu no mundo do automobilismo, venceu algumas provas em circuito misto e, em 2014, não deverá estar mais na Nascar. Já há convites da Andretti para que ele volte à Fórmula Indy, o que seria uma ótima notícia.


Um piloto como Montoya não pode ficar fora das categorias de monoposto. Na Nascar, é todo mundo louco como ele, mas nas fórmulas falta um pouco de ousadia na turma. Alguém como Juan Pablo Montoya só pode fazer bem. Que volte! 

Nenhum comentário: