domingo, 25 de agosto de 2013

Entreguem a taça

Depois da vitória de Hamilton na Hungria, parecia que a Mercedes iria se estabelecer como principal rival da Red Bull e de Sebastian Vettel na luta pelo tetracampeonato do alemão. Depois da pole do inglês no sábado, em Spa Francorchamps, essa impressão se fortaleceu ainda mais. Mas isso durou até o final do contorno da Eau Rouge, quando Vettel passou por cima do adversário e não viu mais ninguém na sua frente. Outro passeio dominical.

E Hamilton sequer foi o segundo colocado, perdeu essa honra para Fernando Alonso que conseguiu o milagre de por a problemática Ferrari no pódio e assumiu a vice liderança do campeonato novamente. Tem 46 pontos a menos. Duas vitórias de Alonso e dois abandonos de Vettel colocariam o espanhol na liderança de novo, mas isso não vai acontecer. E, por isso, está explicada a cara de poucos amigos do bicampeão após a prova, mesmo tendo sido o melhor piloto da pista hoje, saindo do 9º para o 2º lugar.

Esperava-se mais do GP da Bélgica, é verdade, mas todo mundo sabia que a corrida só seria muito disputada se a chuva viesse. Como não veio, acompanhamos brigas que ocorreram no pelotão intermediário. Destaque para a ultrapassagem de Sutil sobre Hulkenberg, na Eau Rouge e a de Massa sobre Grosjean, no final da reta oposta.

Ainda tivemos Maldonado aprontando todas e tirando Paul di Resta da corrida e Kimi Raikkonen abandonando uma prova, depois de sei lá quantas corridas disputadas e marcando pontos. O último abandono do finlandês por problemas mecânicos tinha sido em 2009, na Ferrari!

Aliás, Alonso e Raikkonen, que estão no centro do furacão dos boatos para 2014, devem ter reunido mais motivos para trocarem de equipe. O espanhol por ver que o domínio da RedBull deverá continuar por muito tempo. E o finlandês por ver que, na Lotus, vai vencer uma ou outra corrida e olhe lá.

A taça de 2013 já tem dono. Aliás, ela vai fazer companhia aos últimos três troféus do mundial de Fórmula 1.

Nenhum comentário: