segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A caminho do primeiro título

Castroneves em Mid-Ohio: corrida espetacular pode ter garantido a taça

Hélio Castroneves é um paradoxo em forma de piloto. Sua principal característica é a regularidade, a capacidade de acumular pontos sem necessariamente vencer uma corrida, chegando ao título no final. Ótimo. Mas ele nunca foi campeão. Tirando um título brasileiro de kart, em 1989, o brasileiro passou pelas categorias de base sem ganhar nada. Na Indy, passou perto várias vezes, mas também não conseguiu ganhar nenhuma taça, embora sempre tenha corrido pela Penske, uma verdadeira lenda do automobilismo americano.

Mas parece que 2013 vai mudar essa escrita. Restando 5 provas para o final da temporada, Castroneves tem 31 pontos de vantagem. Não é muito para uma categoria como a Indy, é verdade, mas ainda assim é uma vantagem considerável em razão das circunstâncias.

Enquanto Scott Dixon e Ryan Hunter Reay, seus rivais mais diretos, se revezam entre vitórias e fracassos, Hélio está sempre ali, somando pontos que no final vão fazer diferença. Foi o que aconteceu ontem, em Mid Ohio. Hunter Reay, que largou na pole, chegou na quinta posição, quase uma volta atrás do vencedor, Charlie Kimball. Enquanto Dixon conseguiu apenas a 7ª posição. No meio deles, Helinho, que havia largado em 15º e fez uma extraordinária corrida de recuperação, andando no limite o tempo todo e segurando todos no final, quando teve de correr com pneus mais duros.

Sem cometer um único erro sequer, recuperou posições que havia jogado fora no treino e obteve um resultado espetacular.

Se a Penske não fizer nenhuma bobagem e o brasileiro mantiver esta tocada, poderá finalmente por no seu currículo algo além das três vitórias em Indianápolis. Está mais do que na hora.

Nenhum comentário: