terça-feira, 27 de agosto de 2013

A desonestidade que explica

Felipe Massa, na Bélgica: explicações ignoradas pela Globo

Não há muito espaço para se ter dúvidas a respeito da desonestidade com que a Globo trata o público brasileiro quando o assunto é o desempenho de qualquer atleta brasileiro. Mas quando escancaram isso, chega a ser ofensivo. Aconteceu neste domingo, no GP da Bélgica.

Depois de fazer uma largada ruim, Felipe Massa chamou a equipe no rádio e reclamou que o volante de seu carro não mostrava informação alguma e que o  Kers não funcionava. Foi o bastante para a equipe que transmitia a prova, composta por dois ex-pilotos, concluísse que este era o problema de Massa durante toda a corrida e que justificava seu desempenho discreto.

Nas voltas finais, com a câmera on-board, era possível ver que o painel funcionava normalmente. Rubens Barrichello explicou o porque da sua impressão de que o Kers não funcionava por causa das luzes no painel. Mas ignorou o fato de que elas pareciam indicar uma operação normal do equipamento.

Mas a coisa começou a escancarar no final. Entrevistado, Massa negou o problema, dizendo que o enfrentou nas primeiras voltas, mas que o carro funcionou normalmente nas voltas seguintes. Na transmissão, silêncio. (Cabe aqui um reconhecimento: Massa nunca foi de fugir das suas responsabilidades, ao contrário do novo comentarista da Globo).

Aí veio o Fantástico, à noite, com a cobertura da prova. E a entrevista do brasileiro foi descaradamente alterada, fazendo parecer que ele admitia que o problema com o Kers acabou com suas chances na prova. Evidentemente que este vídeo não está no Youtube mas, basicamente, os editores incluíram somente a fala inicial de Massa, falando do problema com o Kers, no contexto do mau desempenho. E retiraram toda a parte na qual ele admite que não foi bem na corrida.

Aliás, eu dei uma pesquisada rápida e estes vídeos não estão nem no G1, o portal de notícias da emissora. Talvez isso explique um pouco da falta de interesse cada vez maior das pessoas em relação à Fórmula 1. É que ninguém gosta de ser tratado como otário.

Um comentário:

Ron Groo disse...

É por estas e outras que ninguém leva em consideração qualquer informação vinda da Globo.
Nego prefere se informar nos sites, nos blogs.