segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estava demorando...

Procissão em Mônaco: só mesmo Schumacher para dar um jeito nisso


Em algum momento, a volta de Schumacher à Fórmula 1 traria uma polêmica. O alemão, especialista em lances duvidosos, não conseguiria ficar muito tempo longe das confusões. E chegou a hora: assim que o Safety Car deixou a pista de Mônaco, na última volta da corrida de ontem, o alemão viu uma brecha e ultrapassou Fernando Alonso antes que eles tivessem cruzado a linha de chegada.

Em primeiro lugar, a manobra: espetacular! Numa única bobeada do espanhol durante a corrida toda, patinando na saída de uma curva muito lenta, Schumacher jogou o carro por dentro, mostrando a velha classe de campeão. E essa sempre foi a sua característica, não ligar muito para o regulamento. Tem espaço, ultrapassa, depois os dirigentes que se virem.

Confesso que essa regra do Safety Car sempre me deixou confuso e desconfio que ela seja confusa mesmo. Acabei de descobrir que existe uma linha, chamada Safety Car line, que fica na entrada dos boxes. Schumacher passou depois dessa linha mas o regulamento diz que não se pode ultrapassar antes da linha de chegada. E aí cabe a pergunta: se era a última volta, porque diabos os comissários não deixaram o maldito mercedão na pista até o fim, como fazem na Indy? Às vezes acho que esse pessoal da FIA gosta mesmo é de uma boa confusão.

E isso é quase tudo a se dizer do GP de Mônaco, cuja pista pode ser linda, glamourosa, espetacular, mas é apertada demais para a F1 atual. Alguns pitacos:

_ Karun Chandhok deve ter visto a mãe pela greta no acidente com Trulli no final. Baita manobra infeliz do italiano, não havia a menor condição de se fazer uma ultrapassagem naquela curva.
_ Por falar em Trulli: só faltou estender um tapete vermelho para a ultrapassagem de Fernando Alonso, no início da prova. Não tem vergonha não?
_ A trapalhada da McLaren com Jenson Button merece entrar para a galeria de casos bizarros da Fórmula 1. Só que, ao esquecer de tirar a proteção da entrada de ar do carro, limaram seu piloto da liderança do campeonato.
_ Rubens Barrichello conseguiu uma bela largada pela segunda corrida seguida, mas dessa vez foi traído por um problema mecânico. Vem fazendo um bom trabalho, mas o carro não colabora.
_ Finalmente a tabela de classificação reflete o domínio da Red Bull. Se não houver uma reação drástica de Ferrari e McLaren, o título vai mesmo ficar entre Webber (quem diria) e Vettel.

Classificação Final (10 primeiros)


1º) Mark Webber – Red Bull Renault

Fim de semana tranqüilo, passeando pelo principado. Está pilotando muito. É o favorito ao título, por incrível que pareça.
2º) Sebastian Vettel - Red Bull Renault
Apesar da boa segunda posição, jamais chegou perto de acompanhar o ritmo de Webber. Mas ainda pode melhorar o desempenho e brigar de igual para igual.
3º) Robert Kubica – Renault
Destaque do ano até aqui, tirando da Renault mais do que o carro pode entregar.


4º) Felipe Massa – Ferrari
Vinha dominando o sábado, quando não conseguiu se manter forte na parte final da classificação. A Ferrari não tem um bom carro em 2010.

5º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedez Benz
Se limitou a acompanhar Massa a prova toda.

6º) Fernando Alonso – Ferrari
Depois de Webber, é o grande vencedor do fim de semana. Largar dos boxes e chegar aos pontos, em Mônaco é quase um milagre. Mas deve estar muito bravo com a ultrapassagem que levou de Schumacher no final.

7º) Nico Rosberg – Mercedes Benz

Perdeu a posição para Schumacher na largada e só chegou à frente porque o alemão foi punido.

8º) Adrian Sutil – Force India Mercedes Benz
Continua bem no ano, fazendo pontos importantes.

9º) Vitantonio Liuzzi - Force India Mercedes Benz

Desta vez, mais perto do seu companheiro.

10º) Sebastien Buemi – Toro Rosso Ferrari

Apenas acompanhou o pelotão, assim como praticamente todos do grid. Foi beneficiado com um pontinho, após a punição a Schumacher.

2 comentários:

Ron Groo disse...

O lance não foi duvidoso... foi lindo. O Alonso que é um babaca e dormiu.

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Assim como o prórpio Felipe Massa dormiu na Espanha (com a ultrapassagem de Alonso na entrada dos boxes), em Mônaco foi a vez do Espanhol vacilar.
Parabéns Schumacher (em Mônaco) e Alonso (ne Espanha). A Fórmula 1 precisa de lances assim.