quinta-feira, 28 de julho de 2016

Tchau Target


Não faz muito tempo que comemoramos aqui o fato de a Chip Ganassi adotar a clássica pintura dos anos 90 no carro de Scott Dixon, em 2016. Mas alegria de blogueiro pobre dura pouco. A Target anunciou que não renovou contrato com o neozelandês e, depois de 27 anos, o alvo branco sobre a pintura vermelha dos Ganassi não estará no grid da Fórmula Indy, em 2017.

Esse lance de pinturas me pega de jeito. Foi duro acostumar com a McLaren prateada, depois de anos de Marlboro. Aquela Williams vermelha de 98, depois da era Rothmans nunca me desceu redonda. Agora só falta a Ferrari largar o vermelho e pintar seus carros, sei lá, de verde.

Foi em 93 que descobri a Indy de vez, e a Target estava lá, na Ganassi. O piloto era Arie Luyendyk, o holandês voador. Velho, fora de forma, andando na rabeira do grid. Para o ano seguinte, Chip Ganassi repatriou Michael Andretti e, dois anos depois, descobriu o pacote técnico que levaria a equipe a se tornar uma das maiores da história da Indy: motor Honda, chassi Reynard e pneus
Firestone. Foi um festival de títulos ao longo dos anos, com Jimmy Vasser, Alessandro Zanardi, Juan Pablo Montoya e Scott Dixon, que agora encerra esse ciclo.

Minha torcida para o neozelandês está reafirmada a partir de agora. Seria muito justo encerrar a era Target com um título. Talvez o velho Chip possa se animar e bater na porta da Kmart para reviver o patrocínio da Newmann-Haas. Já ajudava bastante.

2 comentários:

Fabio Campos disse...

"Esse lance de pinturas me pega de jeito".

Essa frase me faz pensar em como o automobilismo nos faz ter uma relação quase sentimental com certos carros, pinturas ou layouts.

É sempre legal também reconhecer que, mais importante até o que apego emocional, empresas que se envolvem tanto tempo com automobilismo merecem nosso total reconhecimento, não é?

Bruno Aleixo disse...

Com certeza! Num momento em que todos passam o tempo todo só avaliando planilhas de custos e lucratividade, é importante valorizar quem apóia o esporte por tanto tempo.