domingo, 10 de julho de 2016

RedBull já é a segunda força



Quando a temporada 2016 começou, a curiosidade era saber o quanto Williams e Ferrari estariam próximas da Mercedes. As duas eram consideradas as únicas capazes de desafiar o domínio de Lewis Hamilton e Nico Rosberg ao longo do ano.

Hoje, após a 10ª etapa, disputada em Silverstone, fica claro que a RedBull tomou o lugar dos ingleses e italianos, com base no equilíbrio do carro, na melhora substancial do motor Renault e, principalmente, na qualidade absurda de sua dupla de pilotos.

Em Silverstone, mais uma vez, Max Verstappen fez uma corrida magistral, se metendo entre as Mercedes enquanto a pista estava molhada e, depois, dando trabalho a Rosberg na disputa pela segunda posição. Enquanto isso, Daniel Ricciardo mostrou novamente muita regularidade para ficar com o quarto lugar, o que lhe garante uma ótima quarta posição no campeonato, a três pontos de Kimi Raikkonen.

Já Ferrari e Williams, mais uma vez, deram um show de horror. Na equipe italiana, Raikkonen conseguiu um bom quinto lugar e segue sendo o melhor piloto do time na temporada, justificando a renovação de contrato que ganhou neste fim de semana. Já Sebastian Vettel, mais uma vez, sofreu com problemas mecânicos nos treinos e, na corrida, cometeu diversos erros, incomuns para um piloto da sua categoria. Ao ultrapassar Felipe Massa, o alemão acabou acertando a lateral da Williams do brasileiro e ganhou um acréscimo de 5 segundos em seu tempo, no final da prova.

Felipe até fez uma prova razoável, pensando no carro que tem nesse momento. Parecia que iria marcar pontos mas a Williams resolveu chamar o brasileiro para os boxes faltando 12 voltas para o fim. Massa foi o único a fazer uma parada a mais, o que arruinou suas chances. Mas, também, passou a prova toda sendo pressionado por praticamente todos os pilotos do grid. Valteri Bottas, de quem sempre se espera algo, fez uma prova horrorosa hoje, rodando, saindo da pista, muito mal.

E assim, com seus pilotos terminando apenas na 11ª e 14ª posições, a Williams começa a ser ameaçada pela Force India, na luta pela 4ª posição do campeonato. Se isso não é andar para trás, não sei o que é.

Uma briga mais forte pela vice liderança entre as equipes faria muito bem a um campeonato que já está ótimo. Mas neste momento, isso parece estar bem longe de acontecer.

Nenhum comentário: