quinta-feira, 21 de julho de 2016

A grana chegou


A equipe Sauber está salva da falência, pelo menos por enquanto. O time foi adquirido por um grupo de investidores chamado Longbow Finance. Os valores do negócio não foram divulgados. Com isso, Peter Sauber sai de cena, deixando a equipe que fundou, e com a qual chegou à F1, em 1993.

Curioso como são as coisas na Fórmula 1 atual. Fico feliz em saber que a grana desses investidores vai salvar o time suiço. Mas, por outro lado, é triste perder um cara como Peter Sauber, que realmente ama o automobilismo, colocando em seu lugar um bando de gente milionária que vai tirar o time de campo assim que perceber que a brincadeira não dá lucro. Já aconteceu diversas vezes na F1, não há espanto. Tanto as montadoras, quanto essa turma edinheirada, só quer saber de cifrões.

Espero que não descaracterizem a Sauber, pelo menos. A equipe entrou na F1 em 93, trazendo a Mercedes de volta para a categoria. Seus elegantes carros pretos desfilaram pelas pistas até o final de 94, quando o time assumiu o azul da RedBull e, depois, da Petronas. Em 2006, a equipe foi adquirida pela BMW. Os alemães se pirulitaram no final de 2009, devolvendo o time para Peter Sauber. Mas foi no período da montadora que a Sauber viveu sua melhor fase, vencendo uma prova no Canadá, em 2008, com Robert Kubica.

Muita gente boa passou pelos cockpits suiços. Além do próprio Kubica, tivemos Heinz Harald
Frentzen, J. J. Letho, Kimi Raikkonen, Nick Heidfeld, Giancarlo Fisichella e Sérgio Perez, entre outros notáveis. A equipe ainda tentou brilhar com gente em fim de carreira, como Andrea De Cesaris, Jean Alesi e Jacques Villeneuve, mas sem sucesso. Entre os brasileiros, tivemos Pedro Paulo Diniz, Felipe Massa e, agora, Felipe Nasr.

De 2010 para cá, a Sauber vem vivendo momentos difíceis, com uma enorme escassez de patrocinadores. Fez um bom carro em 2012, amparada pela grana vinda do México, mas foi só.

Não fosse a austeridade dos suiços, a Sauber poderia ser uma Minardi contemporânea. Não tem tanto carisma para isso, mas é uma equipe simpática, conduzida por um cara honesto, como é Peter Sauber. Tem o meu respeito.

Que sua história seja respeitada pelos milionários da vez.

Um comentário:

Fabio Campos disse...

Acho interessante que pelo menos vão ficar na Fórmula 1. O que pessoas lá dentro se recusam a querer mudar são as razões pelas quais hoje em dia a chance de uma equipe sair é muito maior do que de entrar.

Esse é o problema.

Mas a notícia é boa, sem dúvida.