domingo, 23 de novembro de 2014

Merecido


Depois de 4 temporadas de domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel, a Fórmula 1 tem um novo campeão: Lewis Hamilton confirmou seu favoritismo em Abu Dhabi, e conquistou o bicampeonato da categoria. Uma conquista merecida, especialmente pelo Hamilton fez após a corrida da Bélgica, quando a guerra entre ele e Nico Rosberg atingiu seu ápice. A Mercedes interferiu na briga e, seja lá o que tenha sido falado, fez bem a Hamilton, que emplacou 6 vitórias em 7 corridas, completando 11 no total. Nico venceu 5 corridas ao longo do ano.

Em Abu Dhabi, não houve a batalha épica que se prometia. Rosberg largava na pole e precisava que Hamilton terminasse em terceiro, caso ele vencesse a prova. Sua única chance seria um enrosco do inglês na largada, talvez até estivesse pensando em aprontar alguma na primeira curva, para colocar o companheiro em dificuldade. Mas Lewis largou muito bem, e Rosberg muito mal. O alemão patinou e ficou para trás.

Na volta 24 seu carro teve um problema no ERS, ele perdeu potência e se arrastou até o final, com enorme dignidade, para chegar em 14°. Foi uma pena que ele não tenha conseguido se mandar a frente na largada, porque o GP de Abu Dhabi teve um fator diferencial, que poderia ter ajudado o alemão: Felipe Massa, que fez sua melhor corrida desde 2008, talvez a melhor de sua carreira.

Rápido e constante, o brasileiro fez com que seus pneus durassem muito mais do que os dos concorrentes, e conseguiu colocar pressão em Hamilton. Sabe-se lá o que aconteceria se Massa estivesse lutando com ele pelo segundo lugar, com Rosberg em primeiro.

Fiquei com a sensação de que a intenção da Williams era ir até o final com apenas um pit-stop, mas quando viram que Hamilton viria para cima, resolveram levar Felipe para os boxes para colocá-lo no papel de perseguidor, e ainda garantir o segundo lugar caso não fosse possível a ultrapassagem. Foi um grande resultado para a Williams, que viu Valteri Bottas, novamente, fazer grande prova de recuperação, depois de largar mal, e chegar em terceiro.

Também vale menção a gigantesca prova de Daniel Riccardo, que largou dos boxes para chegar em quarto lugar. Se a Red Bull acertar a mão no carro para 2015, teremos um grande candidado ao título.

Por fim, fico com a imagem abaixo. Acima de toda a rivalidade que vimos este ano, fica o gesto de Rosberg, que foi cumprimentar o companheiro pela conquista. Um título disputado de forma dura pelos dois pilotos, que foram gigantescos no final. O esporte merece momentos como este.



Nenhum comentário: