segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Três vitórias pessoais


Os três primeiros colocados do GP do Brasil, disputado ontem em Interlagos, tinham muitos motivos para comemorar, por razões completamente diferentes.

Nico Rosberg, o vencedor, não ganhava uma corrida desde o GP da Alemanha, disputado no dia 20/07. De lá para cá, viu seu companheiro Lewis Hamilton vencer 5 corridas seguidas, virando um campeonato que parecia bem encaminhado. Na sua luta contra o parceiro, Nico ainda viu a equipe se colocar a favor de Lewis, censurando suas tentativas de desestabilizar o companheiro. Com a vitória, o campeonato continua em aberto. Mesmo Hamilton ainda sendo o favorito, sabe que não pode bobear em Abu Dhabi.

Já o inglês sabe que deu um passo importante para o título. Poderia ter vencido a corrida, caso não tivesse errado e rodado na volta anterior ao seu segundo pit-stop, mas soube administrar o segundo lugar e andou o tempo todo colado no companheiro, mostrando que é um piloto cada dia mais amadurecido.

E chegamos a Felipe Massa, o terceiro colocado. É verdade que ele tinha o segundo melhor carro da pista e qualquer resultado que não fosse o pódio seria desastroso. E Felipe conseguiu o que precisava: uma corrida correta, em bom ritmo e substancialmente melhor do que a do seu companheiro, Valteri Bottas. Ele ainda cometeu dois erros nos dois pit-stops, mas nada que comprometesse. Um resultado importante para dar um pouco de alento, tanto ao piloto, quanto ao torcedor brasileiro, depois de um ano tão difícil.

O GP do Brasil ainda teve excelentes exibições de Jenson Button e Kimi Raikkonen, boas corridas de Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Nico Hulkenberg. Foi uma boa corrida, é verdade, mas nada excelente. É triste ver a Fórmula 1 largar para uma corrida que pode ser decisiva, como a de ontem, com um grid tão vazio, carros que não fazem barulho e pneus que com 4 voltas, já precisam ser trocados.

Já fui a Interlagos várias vezes e, das vezes que não fui, sempre assisti pela televisão com tristeza, por não estar lá. Ontem não. Em nenhum momento lamentei o fato de estar assistindo a corrida no sofá, ao invés de curtir o calor das arquibancadas do setor G. Continuo com aquela sensação de fim de feira, de que algo está faltando. Arrumem isso, por favor!

2 comentários:

Ron Groo disse...

Sem brazucagem, mas a vitória pessoal do Massa foi a mais importante das três.
E bem mais significativa.

Bruno Aleixo disse...

Concordo Ron, foi mesmo. E espero que seja realmente o marco de uma virada a partir de agora, pensando em um 2015 melhor para ele.