segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A coisa vai clareando

Depois de meses de muita especulação,  o paddock do GP da Itália parece, finalmente, ter ajudado a clarear a situação da troca de equipes para 2014. Juntando as informações de três importantes veículos da imprensa alemã, mais as declarações de Eddie Jordan no último GP da Bélgica, não precisamos mais ter dúvidas: Kimi Raikkonen voltará à Ferrari no ano que vem, no lugar de Felipe Massa.

Aí, começamos a juntar as peças do quebra cabeças. Primeiro a clara insatisfação de Alonso nas últimas semanas. É óbvio que ele não está gostando disso. É muito ruim, ainda mais para um piloto como ele, ter que lidar com uma decisão com a qual não concorda, quando se acostumou a dar as cartas desde que chegou. O bicampeão nunca quis um piloto forte por perto e Kimi representa uma ameaça inédita na sua carreira.

E foi esse o recado que deve ter recebido de Montezemolo após o GP da Hungria: algo na linha do “fica quietinho, porque aqui quem manda sou eu”. Isso explica suas críticas abertas ao time, a busca por um lugar na Red Bull e os elogios explícitos à Felipe Massa após o treino de sábado, em Monza. Fernando quer que Felipe continue.

Na verdade, a Ferrari também gostaria que Massa continuasse por lá. Eles gostam dele, aliás, se não gostassem, não teriam renovado seu contrato para 2012 e depois para 2013.  Gostam porque Felipe demonstra amor pela equipe também, uma situação parecida com Jean Alesi. Um amor que não traz resultado algum. Se trouxesse, seria o casamento perfeito, como foi com Schumacher.

Agora é começar a pensar o que vai ser do brasileiro. Aposto na Sauber. A Ferrari deve querer ver o piloto que a defendeu durante tantos anos numa equipe com a qual tem parceria técnica. Seria a chance para Peter Sauber conseguir um pacote mais atrativo e, de quebra, contaria com um piloto experiente para acompanhar o estreante russo  Sergei Sirotkin. Uma chance para Felipe liderar uma equipe, brigar de igual para igual, ser o piloto de ponta que foi em 2008.

Na Ferrari a situação só será interessante se o Kimi que correr lá, for o Kimi da McLaren e da Lotus, ou o mesmo de 2007. Se for aquele de 2008 e 2009, Alonso não terá dificuldades de dominá-lo. Mas legal mesmo será acompanhar a reação do espanhol ao ver seu companheiro ligando o foda-se para a ordem “Kimi, Fernando is faster than you”.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Ainda há quem diga que quem sai é o espanhol.
Eu, particularmente, acho que não vai sair ninguém de lugar nenhum.