terça-feira, 24 de setembro de 2013

Rush inaugura uma nova fase dos filmes sobre esportes



Realismo. Essa é a palavra que melhor define Rush, filme que conta a história de Niki Lauda e James Hunt do começo da carreira dos dois na Fórmula 1, até o título do inglês em 76, passando pelo terrível acidente de Lauda em Nurburgring, naquele ano. A expectativa em torno do filme era muito grande e ele não decepciona.

Filmes que giram em torno de esportes, geralmente, retratam a modalidade escolhida de uma forma equivocada, exagerando nas imagens e nas situações. No automobilismo então, isso é ainda pior. Como vimos neste post, não me lembro de um filme que tenha tido a capacidade de mostrar as corridas sem apelar para acidentes improváveis, ultrapassagens impossíveis e disputas inverossímeis.

E ambientar a Fórmula 1 dos anos 70, com todo o seu charme e, principalmente, o perigo envolvido nas corridas é o grande mérito de Rush. O diretor Ron Howard fez um trabalho de pesquisa incrível, trazendo pilotos e suas características de forma perfeita. É evidente que há um ou outro deslize (Niki Lauda não começou na BRM, por exemplo, e sim na March) mas no computo geral, o que temos é uma recriação intensa e realista da categoria.

O acidente de Lauda em Nurburgring, é retratado da maneira como ocorreu, sem nenhuma pretensão de deixa-lo mais ou menos grave. Sobre as atuações, não me atrevo a analisar pois não sou crítico de cinema, mas os dois atores que fazem o papel dos pilotos trabalham muito bem.

Há algumas reclamações na Internet de pessoas questionando detalhes do filme. Quanto a isso, é bom lembrar que estamos falando de ficção, não de um documentário. A história de Lauda e Hunt é interessantíssima, mas precisa de elementos cinematográficos que a tornem palatáveis ao público (Ron Howard não quer só agradar fãs de Fórmula 1). Portanto é possível que passagens como Lauda dirigindo um carro em alta velocidade na Itália nunca tenham acontecido. Assim como o último pit-stop de Hunt no Japão, que foi demorado, mas não tanto quanto aparece no filme.
   

No fim das contas, Rush é um filmaço que pode e deve ser assistido não só por todos que gostam de automobilismo, mas por todos que adoram ver uma ótima história, contada de uma maneira emocionante. 

Nenhum comentário: