quarta-feira, 11 de setembro de 2013

De volta à velha casa



Menos de 24 horas depois de Felipe Massa anunciar sua saída da Ferrari, a equipe italiana anunciou que Kimi Raikkonen será seu substituto. O contrato é de dois anos a partir de 2014. E, depois de muitos anos, a Ferrari passa a ter uma dupla de pilotos fortes, quase no mesmo nível. A melhor dupla de pilotos do grid da Fórmula 1, certamente.

Isso é algo que pode ou não dar certo, mas não se deve criticar uma equipe por buscar aquilo que a categoria oferece de melhor. E foi o que fez a Ferrari. Depois de anos adotando uma política clara de primeiro e segundo pilotos, os italianos perceberam que isso só funciona bem quando se tem um carro espetacular, como foi na era Schumacher. Quando se luta contra um adversário forte como a RedBull, é preciso que os dois pilotos sejam capazes de somar muitos pontos. Infelizmente Felipe Massa não foi capaz disso, em nenhum momento.

Mas o que esse anúncio significa na prática? Primeiro, uma importante mudança na mentalidade de Maranello, pelos motivos citados acima. Segundo, uma retomada de poder da cúpula da equipe, que se cansou de ver Alonso dar as cartas. E é esse o motivo da cara de poucos amigos do espanhol nos últimos dias. E talvez seja isso que o levou a fazer elogios rasgados a Felipe Massa agora a pouco no Twitter.

Sobre Raikkonen,  seu desafio será o de se adaptar novamente a um ambiente hostil, com o qual ele não lida bem. Sua passagem anterior pela Ferrari teve mais baixos do que altos, apesar do título de 2007, justamente por causa da pressão italiana. A Lotus, ao trazê-lo de volta do Rali, blindou-o dessas questões e teve sucesso. Não é o que a Ferrari vai fazer. E Alonso, que é espertíssimo, já sabe onde cutucar o companheiro para desestabilizá-lo.


E agora começamos uma nova novela: quem fica com a vaga na Lotus. Eu acho que a equipe deveria dispensar Grosjean e montar uma equipe com Nico Hulkenberg (rápido e endinheirado) e Felipe Massa (experiente e mais barato do que Raikkonen). Mas qualquer coisa que for dita é chute e especulação. 

Nenhum comentário: