segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Censura?

Flávio Gomes foi demitido da ESPN Brasil hoje à tarde. Sou fã de Flávio Gomes há anos, comprei seu livro, tenho seu blog nos meus favoritos. Salvei textos seus no meu computador para ler de vez em quando, uma fonte de inspiração para mim. Ele não sabe disso e nem me interessa que saiba. Vou continuar sendo seu fã e ele continuará sendo minha referência para escrever sobre qualquer coisa.

Mas também sigo @flaviogomes69 no Twitter. Morri de rir quando ele fingiu ter tido sua conta roubada por um hacker argentino na final da Libertadores do ano passado, para zombar dos Corintianos. Me divirto quando seus seguidores lhe perguntam sobre Fórmula 1 ele finge não saber do que eles estão falando, apenas para ser xingado pelos mesmos seguidores curiosos. Mas odeio quando alguém discorda dele e recebe como resposta um "vai tomar no cú".

E odiei quando, no sábado, ele atacou ferozmente a torcida do Grêmio por estar aborrecido com a derrota da sua Portuguesa para o time gaúcho, com um gol esquisitíssimo de Kleber. Não gostei de vê-lo chamando gremistas de "bichinhas" e respondendo a um comentário de um torcedor com "enfia o canudo do chimarrão no rabo".

Flávio Gomes é jornalista esportivo da ESPN Brasil. Comenta futebol lá. Representa o canal, portanto. Claro, seu twitter é pessoal, mas suas opiniões esportivas, querendo ou não, representam a linha editorial do canal para o qual trabalha.

A ESPN não o censurou ao demití-lo, como estão dizendo. Censura seria impedí-lo de dizer o que quer. E Flávio Gomes pode dizer o que quer pelo perfil @flaviogomes69. Só que a ESPN tem todo o direito de não querer em seus quadros um jornalista esportivo que manda uma torcida de futebol "tomar no cú", ou os chama de "bichinhas" apenas porque seu time perdeu de uma forma estranha.


O jornalismo precisa se reencontrar e Flávio Gomes é um grande jornalista. Mas existe uma coisa que se chama credibilidade. Se ele comenta futebol, não pode agir da maneira como agiu no sábado. Sinto muito, isso não é censura. É bom senso. Que tem que existir em quem lê e em quem escreve. 

Um comentário:

Ron Groo disse...

É... Ele teve o direito de dizer o que disse e a TV teve o direito de mandá-lo embora, claro.
Não o curto, já me ofendeu em algo que para mim é muito caro...
Mas o futebol está muito chato.
Até onde sei, foi a diretoria gremista que pediu sua cabeça. E ai, eu não concordo.