quarta-feira, 4 de setembro de 2013

5+: Ultrapassagens

Todo blog de automobilismo que se preze precisa ter uma lista de ultrapassagens favoritas do blogueiro. Acabei me dando conta de que não tinha uma e, ao fazê-la, descobri porque: é uma tarefa dificílima.
Eu poderia colocar uma lista interminável de vídeos, mas isso seria inviável. Portanto, escolhi 5 que fui lembrando, mas várias outras certamente ficaram para trás.

E aí, discordam, concordam ou acrescentam?

Schumacher x Hakkinen (Bélgica/2000)


Tem quem diga que esta talvez tenha sido a maior ultrapassagens de todos os tempos. Pode ser verdade mesmo. A manobra de Mika Hakkinen para cima de Michael Schumacher reuniu técnica, habilidade, reflexo e muita coragem. Não é qualquer um que se mete pela direita desse jeito ao ver um retardatário tão mais lento à sua frente. Tem muita gente que ia enfiar o pé no freio.

Montoya x Schumacher (Brasil / 2001)

Falei de Montoya semana passada e citei o quanto me recordava dessa ultrapassagem. Taí o vídeo. Uma manobra incrível do colombiano, que veio lá de trás e jogou o então tricampeão Michael Schumacher na grama, sem dó nem piedade, para delírio dos torcedores.

Senna x Hill (Brasil / 1993)

Senna e Hill na pista úmida, em Interlagos. Alguma dúvida do que iria ocorrer? Ayrton engoliu o inglês, a Williams, a suspensão ativa, o controle de tração e todo o resto do aparato eletrônico que lhe estava massacrando desde o início de 92 e rumou para a vitória em casa. Uma vitória, aliás, tão incrível quanto a de 91, quando chegou com apenas uma marcha na Mclaren.

Piquet x Senna (Hungria / 1986)

Esta manobra é responsável por milhares de discussões entre os fãs de Senna e Piquet sobre qual dos dois é melhor. Bobagem. Nelson já era bi campeão e Senna estava em seu 3º ano na Fórmula 1. O que vale é ver que, nessa época, não tinha estratégia de equipe nem medo de bater o carro e ficar fora da prova. Se o de trás estava mais rápido, passava de qualquer jeito.

Zanardi x Herta (Laguna Seca / 1993 - Fórmula Indy)


A maior e mais incrível manobra de ultrapassagem já vista no automobilismo não pode ficar fora de lista nenhuma. Alessandro Zanardi mandou às favas qualquer tipo de cerimônia e, na última volta, jogou seu Reynard por dentro, numa das curvas mais difíceis do mundo (o Saca Rolha, em Laguna Seca) para vencer a corrida. Azar de Bryan Herta. Sorte dos fãs do bom automobilismo. Uma manobra corajosa e de pura raça e técnica que, hoje, sem dúvida, acarretaria em punição para o piloto, que usou a área de escape para completa-la. 

Nenhum comentário: