sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os mais belos da F1

Terminada nossa retrospectiva (ficaram faltando os pilotos da Lotus e os companheiros de Bruno Senna e Lucas di Grassi, mas quem se importa com eles?) resolvi dar uma consultada na velha memória para fazer uma lista dos mais belos carros da F1. Nunca tinha feito uma e jamais imaginei que escolher dez carros para eleger como os mais belos da Fórmula 1 fosse algo tão complicado. Mas vamos lá:


Os mais atentos vão perceber que minha época preferida, salvo exceções, são os meados dos anos 90. Mas listas são listas, então sempre alguma coisa fica de fora (adoro os carros da Jordan, mas não consegui eleger nenhum em especial para entrar na minha lista). E você, tem a sua?


McLaren Mercedes-Benz MP4/10 (1995)

Esse carro era uma bomba? Sim era. Chegou a ser pilotado por um Nigel Mansell tão fora de forma que nem participou das primeiras corridas por não caber no cockpit? Sim, é verdade. Foi o precursor dos penduricalhos aerodinâmicos que invadiram a F1 até 2008? Muito provavelmente. Mas que era bonito o bichão, ah isso era!



Benetton Renault B195 (1995)

As combinações de cores da Benetton eram irregulares: às vezes acertavam em cheio, às vezes erravam a mão. Mas neste carro de 1995, eles foram muito felizes. Além do desenho ser muito bonito. E para completar foi pilotado por ninguém mais, ninguém menos, que o inigualável Jonnhy Herbert! (Tá, o Schumacher também, mas quem importava mesmo era o Herbert).





Ferrari F310 (1996)

Um dos últimos projetos de Jonh Barnard e, para mim, um dos mais belos modelos da Ferrari. É o carro do início da era Schumacher na escuderia italiana e tinha um desenho ousado para os padrões da época. Não chegou a ser um grande carro, mas apresentou um salto de qualidade em relação aos anos anteriores. Depois inventaram de levantar o bico do carro, e a beleza foi pro espaço junto.





Lotus Renault 97T (1985)

Ainda quero ver surgir uma pintura tão maravilhosa quanto essa. Só não está no topo da lista porque não gosto muito do desenho do carro. Acho excessivamente quadrado, mesmo para os padrões da época. Mas é um carro de grandes lembranças para o Brasil, pois foi com ele que Ayrton Senna venceu sua primeira corrida na F1.





Williams Renault FW14 (1992)

O carro mais bonito já feito pela equipe inglesa. Um modelo que, sozinho, representou uma era na Fórmula 1, ao introduzir novidades como câmbio automático, controle de tração e suspensão ativa. Foi o carro que impediu uma injustiça histórica: não fosse ele, Nigel Mansell deixaria a F1 sem nenhum título de campeão mundial.



McLaren Ford MP4/8 (1993)

Uma pena este carro ter um motor tão fraquinho como o Ford V8. O modelo era belíssimo mas não andava. Senna ainda conseguiu o milagre de vencer 5 corridas naquele ano e se sagrar vice campeão do mundo.





Arrows Yamaha A19(1998)

Essa eu tenho certeza que meu amigo Fábio Campos vai concordar comigo. Essa Arrows preta, apesar de ser péssima, era muito elegante. Tinha um belo desenho que combinava perfeitamente com a sobriedade da pintura. No ano seguinte resolveram enfiar um laranja que estragou o carro totalmente.





Mclaren Mercedes Benz MP4/13 (1998)

Quando vi essa McLaren pela primeira vez, pensei: “tá aí o carro mais bonito da Fórmula 1!” A pintura prata não era exatamente uma novidade, tinha sido adotada no ano anterior, mas encaixou certinho no desenho deste carro. Talvez eu tenha mudado de idéia, porque o carro mudou pouquíssimo nos anos seguintes e fiquei meio cansado da pintura. Mas que é lindo, e merece estar nesta lista, não tenho dúvidas.





Jaguar Ford R2 (2001)

Olha, se fosse por beleza de carro, a Jaguar teria sido campeã do mundo. Essa pintura verde metálica, que acompanhou a equipe em sua história na F1, era uma das coisas mais sensacionais dos últimos tempos. Mas como beleza não põe mesa, o carro sempre foi lastimável, guiado por pilotos ridículos e com dirigentes incompetentes. O resultado, já sabemos.





Williams BMW FW26 (2004)

Esse carro tem vários apelidos: prestobarba e batmóvel, são alguns deles. Muitos o acham feioso. Eu não. Acho bonito, ousado e interessante. Foi um carro diferente, num universo de projetos idênticos. Não correspondeu na pista, tanto que foi mudado durante o ano, mas mostrou um sopro de criatividade numa Fórmula 1 padronizada.

3 comentários:

Ron Groo disse...

O Fw26 antecipou alguns conceitos, voto nele.

Unknown disse...

É verdade Groo, ele foi muito criticado na época. Pode não ser um primor de beleza, mas pelo menos era diferente...

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Williams Renault FW14 (1992) e McLaren Ford MP4/8 (1993)
As mais lindas da história!
Ps.: A Williams foi campeã, o que faz desse carro, na minha opinião, o mais belo de toda história da F1.