sábado, 1 de janeiro de 2011

Felipe Massa: um ano desastroso


“OK… So… Fernando is faster than you…you confirm that you understood this message?".


Exatamente um ano após o acidente que quase lhe custou a vida na Hungria, essa foi a frase ouvida por Felipe Massa, pelo rádio da sua Ferrari, quando liderava o GP da Alemanha de Fórmula 1. E, claro, é símbolo de sua catastrófica temporada que teve a corrida de Hocheinheim como ápice negativo. Temporada que começou a desmoronar quando Fernando Alonso percebeu que não teria tanto trabalho para destronar o brasileiro, então querido na Ferrari.


O ano até começou promissor. Massa se classificou em segundo para a largada do GP do Barhein e chegou nessa mesma posição. Mesmo com atuações apagadas na Austrália e na Malásia, Felipe liderava o campeonato apostando na sua regularidade. Mas tudo começou a desmoronar no GP da China.


Fernando Alonso, até então tateando sua chegada à Ferrari vinha respeitando o brasileiro. Mas em Xangai, o espanhol resolveu por as manguinhas de fora, ultrapassou Felipe na entrada do box jogando o companheiro na brita. A partir daí a coisa degringolou, terminando no triste episódio da Alemanha, no qual Felipe liderava a prova e deixou o companheiro de equipe vencer a prova, após a frase já citada.


Muito já foi dito sobre o episódio, e Felipe Massa vem pagando seus pecados. No Brasil foi ignorado pela torcida. A equipe Ferrari já não tem por ele a mesma admiração, porque equipe nenhuma admira um piloto que não luta pelos seus objetivos.


Em 2011 Felipe terá o maior desafio de sua carreira: precisa superar não só seu fortíssimo companheiro de equipe como também sua própria desmotivação. Braço ele tem, só precisamos saber se será suficiente.

Nenhum comentário: