domingo, 29 de março de 2009

Pitacos da Austrália

Bela corrida, uma prévia maravilhosa do que pode ser o campeonato em 2009. Gostei de ver os carros entrando na reta colados uns nos outros, uma prova de que o regulamento que os transformou em trapizongas horrorosas pode ter mesmo funcionado. Então esqueçam o que comentei no post sobre os treinos livres: os carros estão lindos agora, já que são funcionais!

O Kers também poderá ajudar no espetáculo, como mostrou Lewis Hamilton. E espero que a FIA não invente punição para estes difusores, já que são uma interpretação do regulamento que parece correta. E, de mais a mais, a Red Bull mostrou que um bom carro não necessariamente se faz só com difusores. Sem eles, Vettel deu uma canseira em Jenson Button. E vamos aos pitacos:

_Os elogios à Brawn GP já foram feitos no post anterior. Agora um alerta: o passado de Ross Brawn nos mostra que ele prefere um sistema de “1º e 2º pilotos”. Portanto, Rubens Barrichello precisa ficar esperto, porque Jenson Button já mostrou que não está para brincadeira este ano.
_ Rubinho largou mal e fez uma corrida discreta, dando sorte no final. Ao passo que o inglês demonstrou uma segurança incrível a corrida toda. Aliás, é impressionante como o talento de Button só aparece quando tem um carro bom nas mãos.

_ Dúvidas quanto ao comportamento de Lewis Hamilton no meio do pelotão? Largou em 18º e chegou em 4º, que virou 3º com a punição a Trulli. Deu um show na corrida.

_ Nelsinho Piquet fez uma largada inteligente e vinha bem na prova, até cometer mais um erro. Está ficando difícil defender o piloto. Começo a dar razão a Flávio Briatore, que não tem nenhuma paciência com ele.

_ Não vou achar culpados na batida entre Kubica e Vettel. Um tentando ultrapassar e o outro tentando se defender. É isso que a F1 precisa. Apesar do acidente, palmas para os dois.

_ Mal a Ferrari. Eles sempre vão mal na Austrália e, como já tinha dito antes, não há motivo para desespero. O carro não é uma máquina de outro mundo, mas com desenvolvimento adequado, pode voltar a dar trabalho.

_ Bela corrida de Alonso. Belíssima de Trulli. O italiano acabou punido e perdeu o terceiro lugar, mas isso não apaga seu brilho na corrida, depois de ter largado na última fila.

Ao longo da semana, vamos falando mais sobre o GP.

7 comentários:

Bruno disse...

Realmente a corrida foi fantástica. Carros bonitos são aqueles que dividem as curvas e dão show nas ultrapassagens, então os carros deste ano são lindos...hehehe.´
Como a outra prova está muito próxima, a Brawn deve dominar novamente, espero.
Palmas para Vettel e Kubica (sem ironia), isso que é automobilismo, disputa até o final.
Abraços.

Ron Groo disse...

Penso não ter culpados na batida do Kubica com o Vettel. Foi lance de corrida, normal A punição foi arbitraria e truculenta.

Marcelonso disse...

Bruno,

A corrida foi muito boa mesmo,Barrichello cometeu erros infantis demais para quem tem tanta experiencia,Nelsinho entaum nem se fala e o pior é que acontece só no carro dele.
Alonso fez o que deu,nem mais nem menos.
Hamilton deu show de competencia
Trulli foi fantástico,pena foi a punição
Vettel e Kubica brilharam,precisam amadurecer mas são fabulosos.

E a Brawn hein,estaria estabelecida a "SUPREMACIA BRAWN"

grande abraço e já está add

Anselmo Coyote disse...

Kkkkk...

Amigo blogueiro,

Vc deve ter assistido outra corrida ou estava em Marte na hora desta.

Até o Briatore elogiou o Nelsinho.

O Nelsinho largou em 14o e pulou para a 9o imediatamente, com 5 ultrapassagens. Deixou o Alonso para trás comendo brita com um carro inteiro. Chegou a ficar em 3o, o que corresponde a mais 6 ultrapassagens. A sua carroça, feita com os restos do carro do Alonso, como era de se esperar, quebrou por problema nos freios.

O Alonso largou em 12o, 6 abandonaram na sua frente e ele chegou em 6o. Ou seja, não conquistou por méritos sequer uma posição. Teve sorte de o carro não quebrar.

Repito, amigo blogueiro, até o Briatore elogiou o Nelsinho Piquet. Está em todos os sites de automobilismo. Entendeu?

Se o Nelsinho fizer 17 corridas iguais a esta, mesmo abandonando, provará que é excelente piloto. Já os engenheiros e mecânicos da Renault, eu não sei, porque como vc não viu a corrida eu também não os vi trabalhando, por isso não posso dizer nada. É assim que se faz quando não se sabe. Entendeu?

Quem tal da próxima vez vc assistir a corrida e se informar melhor no pós-corrida, antes de postar.

Abraço.

Bruno Aleixo disse...

Anselmo,

Em primeiro lugar, obrigado pela audiência aqui. Quanto mais pessoas lendo o blog, melhor será o debate.

Sinceramente, depois de 5 meses aguardando, você acha mesmo que não vi a corrida? Estava ansioso para ver essa nova Fórmula 1 e nem mesmo uma viagem com todas as despesas pagas para Marte, me fariam perder essa oportunidade.

Sobre Nelsinho, só gostaria de reforçar o que já disse no post: sim, ele vinha fazendo uma boa corrida. Boa, não excelente. Se aproveitou muito bem da confusão na largada e passou vários carros, assumindo a 9ª posição, um belo pulo para quem largou no fundo do grid. Mas não podemos tapar os olhos: cometeu um erro bobo ao se assustar com Rosberg e rodar sozinho. Pode acontecer com qualquer um? Claro que pode. Mas lembre-se que no ano passado, ele também cometeu vários erros bobos, apesar de eu achar que fez sim uma boa temporada, em se tratando de estréia.

Agora, pode ficar tranqüilo: se ele fizer 17 corridas como essa, será demitido. Infelizmente a F1 precisa de resultados e, fazer 17 corridas andando bem e cometendo erros, serão fatais para sua permanência. Aliás, se ele cometer outro erro na Malásia, sou capaz de apostar que os elogios de Flávio Briatore se transformarão em críticas num estalar de dedos.

Mas, uma coisa me intrigou: carro feito com os restos do de Fernando Alonso? Será que a Renault, uma equipe que precisa apresentar resultados para seus superiores que não gostam de F1, em troca de sua sobrevivência, faria um carro bom e outro ruim? Não vamos cair na velha conversa de que os brasileiros são injustiçados. A Fórmula 1 é uma categoria caríssima, não há espaço para falta de resultados. Nenhuma equipe arcaria com o ônus de ter um carro que vive quebrando, por ser feito com as sobras de outro.
Agradeço, mais uma vez pela audiência, e continue lendo o blog!

Abraços,
Bruno

Luís Fernando Ramos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Fernando Ramos Santos disse...

O Nelsinho Piquet está pagando pelos pecados do pai falastrão. Nelsinho travou os freios com o pé e perdeu o controle do carro.

Isso é problema do piloto ou do carro?

Ele cometeu um erro grosseiro e amador pois já provou que não sabe trabalhar - na F1 - sobre pressão. Eu acho muito difícil ele continuar fazendo "belas" corridas como essa até o final da temporada, porque ele nem deve chegar até lá.