segunda-feira, 23 de março de 2009

Aí vem a Fórmula 1

Meu Deus! Depois de tanto tempo sem escrever, é praticamente impossível eleger um tema a se destacar da pré-temporada da Fórmula 1. Mas, às vésperas da largada para a temporada 2009, é preciso fazer um esforço para, pelo menos, chamar atenção para aquilo que mais me surpreendeu.

Apesar da tentação, não vou falar agora das regras estúpidas anunciadas e, depois, “desanunciadas” por Bernie e seus asseclas. Prefiro falar da Brawn GP.

Saudosista que sou, não posso deixar de falar que, apesar das constantes mudanças, não evitei um sorriso no canto da boca ao ver que a poderosa montadora Honda, abriu caminho para uma equipe independente. Sim, sou fã delas e, sinceramente, gosto da Fórmula 1 como era a algum tempo: equipes formadas por fãs de automobilismo, que iam atrás das montadoras para conseguir motores. E não pelas próprias montadoras, que a cada sinal vermelho do mercado financeiro, ameaçam se retirar da categoria.

Brawn GP, Williams e Force Índia. São as independentes do momento, que contam com a minha torcida. E, focando a equipe de Ross Brawn, alguém poderia prever algo tão estarrecedor quanto o desempenho destes carros na pré-temporada?

Rememorando: depois de especular o nome de Deus e todo mundo para comprar o espólio da “falida” Honda, Ross Brawn foi anunciado como novo dono da equipe, há uma semana do início dos testes em Barcelona. Os pilotos? Rubens Barrichello (comento ao longo da semana) e Jenson Button. As primeiras fotos do carro, limpo de patrocínios, já dava a impressão de que a equipe iria mesmo compor o fim do grid.

Mas a Brawn GP, com motores da Mercedes-Benz, passou pela pré-temporada na Espanha (Jerez de la Frontera e Barcelona) como um furacão. Num dos testes, Rubens Barrichello chegou a enfiar um segundo na Ferrari de Felipe Massa. Blefe? Acho que seria uma burrice tremenda blefar em todos os testes, precisando desenvolver um carro para uma temporada inteira.
Essa é a maior curiosidade da Fórmula 1 até aqui. Como será o desempenho da Brawn GP na Austrália e, porque não, no restante da temporada.
E chega, porque este post já está grande demais. Ao longo da semana, falaremos mais sobre automobilismo, Fórmula 1 e muita velocidade.

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