domingo, 29 de maio de 2016

Vitória de tricampeão


Primeiro, vamos ao fato: Nico Rosberg ainda lidera o campeonato da Fórmula 1 com 24 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton. Mas, a julgar pelas atuações dos dois hoje, nas ruas de Monte Carlo, é bastante plausível pensar que Hamilton renasceu para um campeonato no qual já parecia batido.

Depois de sofrer novamente com problemas mecânicos no treino, o inglês classificou-se apenas na terceira posição, atrás de Ricciardo e Rosberg. Hoje, com chuva, mostrou velocidade desde o início da prova. De cara, ganhou a segunda posição quando Nico o deixou passar. Isso confesso que não entendi. Rosberg disse que deixou passar por que não tinha ritmo e essa era a única chance de sua equipe vencer a prova. Ué, mas não estão disputando o título? Eu hein…

O fato é Hamilton se manteve na pista enquanto todos os outros entraram no box para trocar para pneus intermediários. O plano do inglês era permanecer com compostos para chuva forte até que a pista secasse totalmente, economizando um pit stop em relação aos outros.

Deu certo, mas menos por causa da estratégia e mais pela besteira que a Red Bull fez na parada Ricciardo. A equipe, sempre muito competente nos boxes, não se preparou para a chegada do australiano. Ele demorou quase 10 segundos para fazer a troca para slicks e perdeu a corrida nesse lance.

A partir daí, a prova se resumiu a uma disputa entre os dois pela vitória. Hamilton, que optou pelos pneus ultramacios, fez com que eles durassem inacreditáveis 47 voltas. Um desempenho digno de um tricampeão.

Enquanto isso, Rosberg empacava na sexta posição, colocação que acabou perdendo na última volta ao ser ultrapassado por Nico Hulkenberg. A prova ainda teve como destaques o mexicano Sérgio Perez, com a terceira posição e Fernando Alonso, que terminou em quinto lugar com a McLaren.

A próxima etapa, no Canadá, costuma ser mais favorável a Lewis Hamilton. Agora, é hora de ver se Rosberg apenas deu um escorregão, ou se sentiu o golpe de vez.

Nenhum comentário: