quinta-feira, 5 de maio de 2016

Daniil Kvyat entra no moedor da Red Bull


A Red Bull anunciou, hoje de manhã, que Max Verstappen assume o volante do carro da equipe principal em substituição à Daniil Kvyat, que volta à Toro Rosso. No comunicado oficial, Christian Horner fala em oportunidade de recuperação para o russo, enquanto Helmut Marko diz que a troca é uma forma de aliviar a pressão sobre os ombros do piloto. Os dois o criticaram duramente após a sua atuação desastrosa, no último GP da Rússia.

Na verdade, a cúpula da Red Bull já estava encantada com o desempenho de Verstappen, desde o ano passado, e procurava uma desculpa para colocá-lo no time principal. Daniil Kvyat teve um começo difícil na equipe, principalmente em comparação com Daniel Ricciardo, um dos grandes pilotos da F1 atual. Mas sua performance jamais foi um vexame de grandes proporções. O que aconteceu no GP da Rússia foi um absurdo, nem uma criança jogando video-game no modo indestrutível é capaz de tantas barbeiragens em sequência, logo na largada.

Mas é uma corrida, e erros acontecem. No GP da China, Kvyat fez uma prova memorável e obteve um resultado incrível. Na corrida seguinte erra e não serve mais? De qualquer maneira, essa não é uma novidade na trajetória da equipe austríaca, uma notória moedora de pilotos. Christian Klien, Sebastian Buemi, Jean Eric Vergne e Jaime Alguersuari são alguns dos nomes talentosos que foram chutados pela equipe, mesmo apresentando resultados razoáveis.

Com isso, aos 18 anos, Max Verstappen chega a uma equipe de grande porte, o que é um feito respeitável. Cada vez mais, sua carreira se assemelha à de Kimi Raikkonen: chegou muito jovem à F1, sob desconfiança de muita gente, e em um ano já ocupava um espaço entre os grandes (Raikkonen começou na Sauber em 2001 e no ano seguinte foi contratado pela McLaren).

Agora, Kvyat fica com a bomba na mão. Depois de um golpe desses, terá que mostrar que é capaz de continuar sendo rápido, para tentar voltar a pilotar para uma equipe de grande porte. Pelo histórico recente da RedBull, vejo o futuro do russo bastante obscuro.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Bem... ao menos permanece com ma vaga no grid, não foi fritado definitivamente.
E convenhamos, Verstapinho é melhor que o russo.