domingo, 29 de maio de 2016

Alexander Rossi é o novo vencedor das 500 milhas


O automobilismo escreveu hoje, pela centésima vez, mais um capítulo de sua história. E, como sempre acontece em Indianápolis, com um vencedor surpreendente, um final emocionante em um circuito lotado. Uma celebração da velocidade.

Alexander Rossi, piloto reserva da Manor, na Fórmula 1, estreante no oval mais famoso do mundo, venceu a edição número 100 das 500 milhas de Indianápolis, depois de passar as quase quatro horas da prova escondido no pelotão intermediário. Nada poderia ser mais Indy do isso.

A corrida foi movimentada, mas dominada por James Hinchcliffe, Ryan Hunter Reay, Hélio Castroneves, Tony Kanaan e outros nomes de ponta da Indy. Juan Pablo Montoya, vencedor do ano passado, foi o primeiro a carimbar o muro do circuito, deixando a prova logo no início.

Mas a coisa esquantou mesmo após a última série de pit-stops. Não era possível afirmar se todos os pilotos seriam capazes de chegar até o fim sem parar mais uma vez e, um a um, eles foram parando quando faltavam cinco voltas para o final. Dentre eles, Tony Kanaan que optou por trocar pneus também. Talvez não tenha feito diferença em relação a vitória, mas como todos os outros só reabasteceram, o brasileiro ficou um tempo há mais no box que pode ter lhe tirado uma colocação melhor do que a quarta.

Há duas voltas do fim, Rossi apareceu se arrastando, quase sem gasolina, para cruzar a linha de chegada em primeiro. O piloto precisou ser rebocado até o local de premiação. Carlos Munhoz terminou em segundo e Josef Newgarden em terceiro.

É claro que torcemos pela vitória de um piloto brasileiro, mas um Americano, estreante, vencer a Indy 500 diante de 350 mil pessoas no autódromo é uma daquelas histórias que ficam para sempre no livro do automobilismo. Indianápolis é a coisa mais legal que o esporte produz.

Nenhum comentário: