segunda-feira, 18 de abril de 2016

Rosberg empilha mais uma vitória



Três corridas e três vitórias fáceis de Nico Rosberg. A conclusão: a Fórmula 1 está ótima em 2016. Sim, essas duas frases jamais poderiam estar combinadas, mas a F1 sempre dá um jeito de surpreender quando nada esperamos dela. Apesar do alemão da Mercedes dominar o campeonato com facilidade, tivemos a oportunidade de assistir a três ótimas corridas sendo a da China, no último fim de semana, a melhor delas.

Há várias razões para isso, mas duas são determinantes: primeiro a aproximação entre as equipes de ponta. A Ferrari reduziu a distância em relação à Mercedes e as outras equipes se aproximaram da Ferrari. Na prática, ainda há uma hierarquia entre elas, mas todas estão mais juntas. E a outra razão é o novo regulamento de pneus, que permite ao piloto selecionar três tipos entre os disponíveis para o fim de semana, o que embolou as provas totalmente. Essa última regra deixa corrida, por vezes, confusa demais, mas quem pode reclamar?

Mas vamos ao GP da China, que já começou cheio de confusão. Vários pilotos se tocaram na primeira curva, sendo que a pancada mais grave envolveu Daniil Kvyat, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Vettel acusou o russo da RedBull de abusar da ousadia ao colocar por dentro na curva, tocou no alemão que acertou a outra Ferrari. Depois da prova, Vettel foi tirar satisfações, mas o russo se saiu bem: toque de corrida, vamos parar com a choradeira.

Além disso, os três, Raikkonen, Vettel e Kvyat acabaram fazendo provas sensacionais, se recuperando do toque inicial. Já Hamilton, a outra vítima da primeira curva, ao se tocar com Felipe Nasr não tem muito a comemorar. Ele teve vários problemas durante a prova (largou em último devido a uma troca de motor) e jamais conseguiu um ritmo que pudesse levá-lo além do sétimo lugar. No final, tentou passar Felipe Massa, mas o brasileiro defendeu a posição de forma limpa e não deu chances ao inglês.

Sobre Massa é bom dizer que, finalmente, em seu terceiro ano de contrato, Felipe começa a fazer aquilo que a Williams esperava dele desde o início. O carro da equipe inglesa para este ano é muito ruim e Massa vem fazendo milagre. Estar na sexta posição no campeonato, com 22 pontos, não reflete o que é o carro da Williams, que tem muito menos potencial do que isso. De quebra, Massa ainda está conseguindo andar mais do que Valteri Bottas, o que não esteve nem perto de acontecer nos dois últimos anos.

Por fim, a situação da Mercedes é interessante. Rosberg está em ótima forma e Hamilton não consegue decolar em 2016. Seria muito importante para o campeonato, que o inglês despertasse e corresse atrás do companheiro, mas isso parece difícil. Quero muito ver como vai ficar o psicológico do piloto se a situação continuar assim. A Mercedes vai ter trabalho.

Nenhum comentário: