quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tudo novo em 2017

Pela descrição, os carros de 2017 vão se parecer com os de 2008

A FIA anúnciou, ontem, um regulamento totalmente novo para 2017. Basicamente, os carros ficarão mais robustos, maiores, com pneus mais largos e mais pressão aerodinâmica. Os motores híbridos serão mantidos mas a expectativa é que os carros rodem até 3 segundos mais rápido do que os atuais. Também será adotada uma proteção para a cabeça do piloto, a princípio baseada na sugestão dada pela Mercedes, depois dos acidentes com Jules Bianchi e Justin Wilson.

O Grande Prêmio fez um ótimo resumo do novo regulamento. Pela descrição, os carros deverão ficar parecidos com o que eram em 2008, mas sem os penduricalhos aerodinâmicos que eram abundantes nesta temporada.

É uma ótima notícia. Mudanças grandes no regulamento costumam produzir temporadas boas, pelo menos no começo, porque ninguém sabe muito bem como lidar com as novidades. Além disso, carros mais rápidos vão de encontro ao que o público quer: mais velocidade na F1.

Em relação à proteção para a cabeça do piloto, eu não gosto, mas o gosto não está em discussão neste caso. É uma regra importante para a segurança e, se as corridas forem boas, ninguém vai ligar. Que venha logo esse 2017.

Treinos

Para este ano, está aprovado um novo formato dos treinos classificatórios. Em cada parte do treino (Q3, Q2 e Q1), a partir de determinado tempo, conta-se 1 minuto e meio e vai eliminando o mais lento.

Entendeu? Pois é, nem eu. A regra me pareceu complicada demais, por isso acho que é melhor deixar para entender quando os carros forem para a pista em Melbourne. Sou a favor de mudanças, mas porque a F1 precisa complicar tudo, o tempo todo?

De qualquer maneira, se der certo, rapidinho a gente se acostuma. Vamos ver como será.

Um comentário:

Ron Groo disse...

acho que ficarão bonitos, ou quase... dependendo da solução para proteção da cabeça do piloto que for adotada.