quinta-feira, 3 de março de 2016

Halo



Kimi Raikkonen foi para a pista hoje, em Barcelona, utilizando o Halo, dispositivo de proteção a cabeça do piloto. A idéia é começar a usá-lo na temporada 2017. Disse que não atrapalhou muito a visão. Aliás, Raikkonen é perfeito para testar a traquitana, já que não é de falar muito. Se fosse Fernando Alonso, do jeito que está com o saco na lua, teria saído do carro cuspindo marimbondos.

Acho que a discussão estética não cabe mais: esse troço é feio pra caramba, e ponto final. Mas não é de beleza que se trata e, adotar algo para proteger a cabeça do piloto parece mesmo ser um caminho sem volta.

Mas, vendo o tal Halo, fico me perguntando se, já que vão colocar mesmo, será que não é melhor fechar logo o cockpit todo? Esse equipamento seria útil no caso de impacto com uma peça grande, como foi no caso de Justin Wilson. Mas não sei se evitaria a colisão no caso de Felipe Massa, que foi acertado por uma mola, em 2009. E tenho sérias dúvidas se esse negócio aguentaria uma pancada de um trator, como foi no caso de Jules Bianchi.

Talvez uma bolha, feita de material transparente, ultraresistente, sei lá, não entendo nada disso. Mas tenho a impressão que, em certos casos, é melhor radicalizar de uma vez.

Nenhum comentário: