quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Renault RS16


É com essa gracinha aí em cima que a Renault voltará à F1, em 2016. Carros pretos são sempre bonitos, mas tem gente achando que vão por mais amarelo no layout final. Ok, vai ficar bonito do mesmo jeito.
O carro é bem parecido com o do ano passado, que já era bem parecido com o modelo da Mercedes. Chama-se RS16, e será conduzido por Joylon Palmer e Kevin Magnussen. Pastor Maldonado está fora da equipe e fora da F1, como o próprio piloto confirmou nesta semana, em seu Twitter.

Maldonado se notabilizou mais por acidentes do que por grandes feitos, mas era um piloto que movimentava o grid. Pelo menos pra mim, vai fazer falta. Além disso, é um vencedor de GP`s (ganhou em Barcelona/12, de forma arrasadora). É bem possível que, com a queda no preço do petróleo, a PDVSA tenha retirado o patrocínio. E na F1, sem dinheiro, ninguém arruma nada. De qualquer maneira, gostei de ver Magnussen de volta ao grid. Ele fez um ano razoável na McLaren, em 2014, e merecia mostrar mais um pouco antes de sair de cena. Que seja um bom ano.

Sobre a equipe, essa é a terceira passagem da Renault pela F1. Entre 79 e 85, a equipe foi sensação com seus carros turbo. Voltou em 2002, depois de comprar o espólio da Benetton. Ficou até 2011, tendo conquistado os campeonatos de 2005 e 2006 com Fernando Alonso. Também foi responsável pelo maior escândalo da história da F1, em 2008, quando seu diretor, Flávio Briatore, ordenou que o piloto Nelsinho Piquet batesse no muro de propósito, favorecendo o espanhol Alonso.

Agora, a marca francesa está de volta, mas não se enganem: se a turma do financeiro achar que o retorno não está vindo, eles vão embora com a mesma cara com que chegaram.

Nenhum comentário: