segunda-feira, 12 de outubro de 2015

GP da Rússia guardou as emoções para o final

Raikkonen x Bottas: melhor briga da temporada deve ser
valorizada, não criticada

O final do GP da Rússia, surpreendentemente, acabou sendo um dos principais momentos da temporada de Fórmula 1. Surpreendentemente, porque a pista de Sóchi não tem nada de especial, é apenas mais um traçado comum com areas de escape gigantescas, como vemos aos montes por aí.

Mas, mesmo com Lewis Hamilton passeando mais uma vez, o GP russo ocupou os noticiários em virtude das várias brigas e batidas que ocorreram ao longo da prova. Especialmente a tentativa de Kimi Raikkonen para cima de Valteri Bottas, na última volta, pela 3ª posição.

Tentando ultrapassar o compatriota durante toda a parte final da corrida, Kimi viu a possibilidade no último giro, e mergulhou com tudo. Bottas não viu, ou jogou duro mesmo, fechou a porta e os dois bateram. O piloto da Williams ficou de fora, enquanto Raikkonen se arrastou até a linha de chegada, mas perdeu a 5ª posição ao ser punido depois da corrida, por causa do acidente.

Não há dúvidas de que Raikkonen foi culpado e, desta vez, acho que a direção de prova acertou ao puní-lo, já que ele estragou uma boa corrida de Valteri Bottas. Mas não acho que deva ser crucificado. Kimi viu um espaço e mergulhou, na tentativa de ganhar a posição. É óbvio que não queria causar a batida.

Não acho que tentativas de ultrapassagem devam ser contestadas pela mídia, como se o piloto de trás tivesse sempre que esperar o momento mais limpo. Quando não dá na boa, forçar pode ser um caminho e já vimos inúmeras ultrapassagens que se tornaram históricas.

E, sem querer jogar a responsabilidade nos ombros do adversário, faltou a Bottas um pouco de inteligência. Se ele tira a Williams da trajetória, Raikkonen ia passar reto e Valteri teria seu pódio garantido.

Particularmente, fico é feliz de ver que ainda existem pilotos que têm sangue nas veias. A tentativa de Kimi Raikkonen mostrou que ele é um desses e, mesmo errando, merece nosso respeito.

Nenhum comentário: