segunda-feira, 26 de outubro de 2015

1, 2, 3 Lewis Hamilton



Lewis Hamilton é tricampeão mundial de Fórmula 1. O inglês estreou na categoria como um raio, em 2007, mostrando seu cartão de visitas a Fernando Alonso, então bi-campeão do mundo. Venceu a temporada de 2008, mas depois entrou num espiral ruim. Mostrava-se sempre um ótimo piloto, mas com carros apenas razoáveis na McLaren, tornou-se coadjuvante de Sebastian Vettel.

Em 2013, mudou-se para a Mercedes e encontrou lá seu lugar. Quando a equipe passou a fabricar foguetes de corrida, a partir de 2014, Hamilton voltou ao trilho das vitórias. E ontem, no seu 43° triunfo, mostou que merece estar na galeria dos tricampeões da F1 com louvor.

Sua vitória, no GP de Austin, no Texas, uma das melhores corridas da temporada, veio numa entregada de Nico Rosberg, seu único adversário. O alemão fazia sua melhor prova do ano, mas cometeu um erro ridículo quando faltavam 7 voltas para o fim da corrida. Hamilton agradeceu, assumiu a ponta, e fez aquilo que vem fazendo ao logo de toda a temporada: apenas controlou a distância para os adversários e cruzou em primeiro.

A prova americana teve outros destaques: Sebastian Vettel, com a Ferrari, largando no fim do grid e chegando em terceiro. Acho que Vettel, a despeito do título de Hamilton, foi o grande nome da temporada. Max Verstappen, com a Toro Rosso, também foi um gigante, conseguindo um incrível 4° lugar. Isso sem contar a dupla da RedBull, Riccardo e Kvyat, que deram um calor nas Mercedes, enquanto a pista estava molhada.

A dupla da McLaren também merece muitos elogios. Button, que terminou em 6° e Alonso, que perdeu o 10° na última volta, por problemas no motor Honda, fizeram uma corrida combative, mostrando que a equipe inglesa pode reaparecer em 2016.

Já a Williams, num dia em que poderia sonhar em desafiar as Mercedes, acabou fora com seus dois pilotos, vítimas de problemas nos amortecedores.

Faltando 3 provas para o fim da temporada, a graça agora será a briga entre Rosberg e Vettel pela segunda posição no campeonato. Se Nico, com o carro que tem nas mãos, não levar essa, pode ir se preparando para dar adeus a equipe em breve.

Nenhum comentário: