quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Chance de novos rumos


Rubens Barrichello não vai mais comentar corridas de Fórmula 1 na Rede Globo. A emissora anunciou ontem, por meio de um comunicado lacônico, no qual dizia que o contrato era para algumas corridas e que se encerrou agora. Às vésperas do GP do Brasil. Sei…

Mas, independente do que tenha ocorrido, acho que quem perde com isso é o telespectador. Sou jornalista, mas não tenho nada contra ex-atletas que passam a exercer a função de comentarista. Acho uma bobagem esse papo de que tira espaço de profissionais. Bons profissionais têm espaço, e esses que estão aí na TV, principalmente no futebol, não são bons jornalistas, na sua maioria.

É claro que é preciso um pouco de preparo e talvez isso tenha faltado a Barrichello. Mas, tirando suas fracas entrevistas no grid e algumas piadinhas sem graça, suas participações sempre me pareceram esclarecedoras. Rubens deixou a F1 em 2011, conhece muito bem o comportamento destes carros e, numa categoria com tanta tecnologia, é bom ter alguém que entenda dela para ajudar na transmissão. E não é Luciano Burti, que não corre de Fórmula 1 regularmente há mais de dez anos, que vai resolver.

Com a chegada de Barrichello, em 2013, a Globo parece ter tentado trazer para o Brasil o modelo de transmissão que a Sky Sports faz na Europa. Não deu certo, principalmente porque, ao contrário da Globo, a Sky é uma emissora fechada e tem muito tempo disponível para realizar a transmissão. É o velho problema da F1 no Brasil, transmitida por uma emissora aberta com enormes interesses comerciais e uma linha editorial questionável, que insiste em enganar o espectador fazendo parecer que ele não está vendo o que está na tela. Não tem ex-piloto que salve um negócio desses.

De qualquer maneira, a participação de Barrichello na transmissão parece ter engessado sua carreira na Stock, já que a Globo não admite que contratados seus apareçam em outras emissoras. Quem sabe, livre das amarras da empresa carioca, Rubens não consiga dar um novo rumo a sua carreira? Eu não me incomodaria em vê-lo numa eventual volta à Indy, por exemplo, categoria na qual ele ficou devendo bastante.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Eu fiquei sabendo dos reais motivos do 1B sair da Globo.
Vou falar... Fiquei orgulhoso do cara.