domingo, 5 de outubro de 2014

Andrea De Cesaris


Para completar o fim de semana triste para os fãs do automobilismo, fomos pegos de surpresa com o falecimento de Andrea De Cesaris, o folclórico ex-piloto da Fórmula 1. Aos 55 anos, De Cesaris sofreu um acidente de moto numa estrada em Roma, e morreu instantaneamente.

Com a carreira fortemente ligada à Alfa Romeo, foi por essa equipe que ele estreou na Fórmula 1. Com algum destaque, chegou à McLaren em 81, mas a equipe passava por um momento difícil e De Cesaris foi dispensado no final do ano. Voltou à Alfa Romeo, onde conseguiu sua primeira e única pole position, em 82.

Depois disso passou por inúmeras equipes, como Ligier, Rial, Dallara, Jordan e Sauber, onde encerrou sua carreira em 94. Mas não foram os resultados que o tornaram conhecidos e sim a capacidade incrível de se envolver em acidentes bizarros.

Uma curiosidade: Andrea De Cesaris foi o primeiro companheiro de equipe de Michael Schumacher, na Jordan, em 1991. Schumacher estreou no GP da Bélgica daquele ano, substituindo Bertrand Gachot, o outro piloto do time. Na corrida, enquanto o alemão abandonou na primeira volta, De Cesaris andou como nunca e, faltando 2 voltas para o fim, foi traído pelo motor da Jordan, quando estava em segundo. Um pecado.

Um piloto que marcou uma geração de fãs de automobilismo e que se vai muito cedo. Uma perda muito triste.

Um comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

De Cesaris era um sujeito trapalhão nas pistas mas alegre e tinha muitos amigos.

Mas deixava pilotos como Piquet em pânico se tivessem que largar ao seu lado...

Lamentável o ocorrido.

abs...