domingo, 5 de outubro de 2014

Torcida por Bianchi

Em 2003 eu fazia um programa de automobilismo na Rádio Fumec (uma rádio universitária aqui de Belo Horizonte), juntamente com Fábio Campos e Luis Fernando Ramos. E, neste ano, fizemos a transmissão do GP do Brasil de Fórmula 1, com Luis narrando e eu e Fábio in loco no autódromo. Tudo improvisado, mas com muito profissionalismo.

Foi nessa corrida que houve um dilúvio de proporções bíblicas e que transformou a curva do Sol, do circuito paulista, num rio. Vários pilotos saíram ali. Numa dessas escapadas, entrou um trator para retirar o carro (acho que era a Jaguar, de Mark Webber) e, neste momento, Michael Schumacher escapou e por muito pouco não acertou o trator. O pentacampeão saiu do carro muito bravo e soltou os cachorros em cima da FIA. Com toda a razão.

E 11 anos depois disso, o que poderia ter ocorrido com Schumacher, ocorre com Jules Bianchi, 25 anos, piloto da Marússia. No GP do Japão deste fim de semana, um trator entrou na pista para retirar a Sauber de Adrian Sutil. Novamente, como há 11 anos, a corrida não foi colocada sob Safety Car e Bianchi acabou escapando, acertando em cheio o trator. A FIA não liberou imagens, mas pelas fotos, a Marússia passou por baixo do equipamento. Toda a parte de cima do carro foi arrancada. Jules Bianchi teve uma lesão cerebral, foi operado e segue em estado grave, porém respirando sem a ajuda de aparelhos. É uma ótima notícia, já que ele poderia ter sido decapitado.

Aparentemente a FIA não acredita muito em recados. É preciso que haja uma tragédia efetiva para que ela tome providências. É interessante que a FIA tenha passado anos transformando as areas de escape dos circuitos em espaços enormes, mas não tenha se atentado para o fato de que qualquer elemento estranho presente nelas, deveria ser motive para que o Safety Car entrasse na pista. Ainda mais numa curva veloz, e numa corrida sob chuva intensa.

Foi um fim de semana tenso, este do Japão. Mas diante de um acidente como este, tudo fica para trás. Agora, o melhor a fazer é torcer pela recuperação de Jules Bianchi.

Nenhum comentário: