sexta-feira, 9 de maio de 2014

Para relembrar: Espanha

Mansell e Senna inauguram a reta de Barcelona em grande estilo

Quando chega a época do GP da Espanha, os fãs de Fórmula 1 dão aquele bocejo preguiçoso. O traçado de Barcelona permite poucas ultrapassagens, a maioria dos testes da F1 são feitos por lá e, com isso, todos conhecem cada centímetro do asfalto. Ninguém erra. É uma corrida absolutamente previsível.

É uma pena, já que seu cartão de visitas foi dos melhores. A primeira corrida disputada no traçado de Montmeló foi em 1991. Até então, o GP da Espanha era disputado em Jerez de la Frontera, mas a Fórmula 1 já pedia um autódromo moderno e com alto grau de segurança. Ele foi construído em Barcelona.

A corrida inaugural já vinha com um plus: caso chegasse à frente de Nigel Mansell, Ayrton Senna se sagraria tricampeão. A corrida, disputada no final do ano, foi realizada sob um clima instável. Hora chovia, hora secava, e foi assim que Barcelona assistiu à um pega espetacular entre os dois postulantes ao título.

Precisando chegar à frente do rival, Senna mandou à frente o número dois da McLaren, Gerhard Berger. O brasileiro se encarregaria de segurar Mansell, mas ele deve ter se esquecido de que seu rival era o Leão.
Sentado no fabuloso FW14, Mansell foi com tudo para cima das McLaren e jantou Senna na reta, numa imagem que se tornou famosa (veja no vídeo abaixo, mais ou menos aos 9minutos). Os dois desceram o retão principal quase encostando roda com roda e levou a melhor na freada.

Depois, mergulhou na curva três deixando Berger sem ação. Mansell assumiu a liderança e partiu para a vitória, uma das mais fantásticas da sua carreira. A melhor, eu diria. Senna ainda acabaria rodando sozinho e terminando apenas na quinta posição.

O título seria decidido na corrida seguinte, no Japão. Desta vez, Senna levaria a melhor.



Nenhum comentário: