terça-feira, 16 de outubro de 2012

Massa e Ferrari anunciam acordo

Conforme Lito Cavalcanti havia anunciado na sexta feira, no Sportv, Felipe Massa renovou seu contrato com a Ferrari por mais um ano. Era esperado. Não pela temporada de Felipe, que foi lamentável, e sim pela tendência natural das coisas. A impressão que se tem é que a equipe italiana estava louca para renovar com o brasileiro, mas seu desempenho vinha sendo tão ruim que não havia uma justificativa plausível para isso. Foi só Massa emplacar uma sequência aceitável de corridas para que o acordo fosse assinado.

Existem fatores a serem considerados aí. O primeiro é o óbvio carinho que a Ferrari tem por Felipe Massa. A história mostra que a equipe é pouco tolerante com pilotos que apresentam desempenho tão ruins assim. Em 1992 dispensaram Ivan Capelli, italiano, que fazia uma campanha tão irrisória quanto a de Massa este ano. No ano anterior, tinham mandado embora Alain Prost, que vinha mal e resolveu desancar a equipe na mídia. O Professor Alain Prost.

A Ferrari jamais tratou Massa com desdém. Sempre procurou justificar seu desempenho e protegê-lo das críticas. Este ano, chegou a trocar o chassi de seu carro, antes do GP da Malásia. Há, aparentemente, uma certa dívida da equipe italiana com Felipe por causa das trapalhadas de 2008, que o ajudaram a perder o campeonato. E Massa, hoje, só não reina na Ferrari porque seu companheiro é Fernando Alonso. E este é, na minha opinião, o fator que melhor explica o ridículo desempenho do brasileiro nas últimas temporadas.

Além da óbvia dificuldade com os pneus, sempre esteve na cara que o desempenho de Massa se deve ao psicológico. Não é fácil perder espaço profissionalmente, em qualquer setor. A ordem para troca de posições, na Alemanha / 2010, teve conseqüências bastante graves para o brasileiro. Mas seu bom desempenho nas últimas provas, podem indicar que Felipe finalmente compreendeu seu novo papel. Ele é o segundo piloto da Ferrari, e ponto final.

Que faça bom uso do seu novo contrato e que aproveite a nova fase para realizar uma temporada digna em 2013. Essa pode ser sua ponte para respirar novos ares em 2014 e, quem sabe, voltar a lutar por vitórias.

Nenhum comentário: