domingo, 7 de outubro de 2012

2012: um campeonato doido

Não foi exatamente uma corrida à altura do que a pista pode oferecer, este GP do Japão. Mas as 53 voltas dessa madrugada colocaram um molho especial para a reta final do campeonato. E, se o título parecia nas mãos de Fernando Alonso, a bandeirada final japonesa serviu para colocar Vettel com a mão na taça pela primeira vez no ano.

É um campeonato estranho, este de 2012. A cada final de prova o prognóstico parece mudar radicalmente, especialmente na segunda metade. Se antes era uma surpresa constatar que Alonso liderava com folga, passou a ser particularmente interessante ver seus adversários se revezando a cada prova.

E hoje foi dia de Vettel. O alemão não deu chance a ninguém e venceu com 20 segundos de vantagem para Felipe Massa. Sim, o brasileiro, que não subia no pódio a 35 corridas, voltou. Fez uma corrida inteligente, uma bela largada. Faz uma reta final de campeonato interessante, o Massa. O que nos dá uma pontinha de tristeza: porque não correu assim o ano todo?

O que Massa não pode fazer, foi ajudar Alonso na luta pelo título. O espanhol se estrepou na largada, como já havia acontecido na Bélgica. De novo uma Lotus em seu caminho, só que dessa vez Raikkonen, que tocou a traseira do espanhol furando seu pneu, mandando-o para a brita. Fernando deve ter torcido a beça para que seu companheiro ameaçasse Vettel, mas isso nem chegou perto de acontecer.

E o grande destaque do dia foi Kobayashi, que subiu ao pódio, igualando o feito de Aguri Suzuki, em 1990, no mesmo circuito. Bonito ver a festa dos japoneses na bandeirada final e durante o pódio.

Hamilton não esteve bem, talvez esteja com a cabeça na Mercedes. E Perez pior ainda, rodando de forma infantil. Com certeza, com a cabeça na McLaren.

Portanto, é isso. Mas não, não vou cair na armadilha de apontar Vettel como favorito, embora pareça mesmo ser. Esse campeonato está doido demais para corrermos riscos.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Doidim... Mas do jeito que a gente gosta.