quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A despedida




Dia 25/11/2012. Esse é o dia do Grande Prêmio do Brasil, encerramento da temporada. Neste dia, veremos pela última vez, o maior piloto dahistória da Fórmula 1 a bordo de um carro da categoria. Sim, essa sensação já havia sido sentida em 2006, quando ele anunciou a aposentadoria pela primeira vez, mas agora deve ser para valer. Naquele ano, sua decisão deparar parecia muito mais uma circunstância imposta pela Ferrari, do que uma vontade sua. Agora não. Aos 43 anos, Schumacher já não está mais apto a disputar uma corrida de Fórmula 1 no ápice. A batida com Jean Eric Vergne, no último GP de Cingapura, é um bom parâmetro para se chegar a essa conclusão.

Schumacher vai se aposentar. Essa hora chega para todo mundo e agora chegou para ele. Todos os dias, vemos atletas anunciando que estão se aposentando, mas com Schumacher é diferente. É diferente como foi com Pelé,como foi com Michael Jordan. Como vai ser com Usain Bolt. O que eles têm em comum? São lendas do esporte, referências, aqueles que, daqui 20 anos, serão lembrados como os maiores do esporte que disputaram. 

Sempre acho complicado comparar atletas de diferentes épocas, dizer qual é melhor, qual é mais habilidoso, qual é mais rápido. Para isso existem as estatísticas. E Schumacher é o dono delas. Praticamente todos os recordes da Fórmula 1 são dele, desde o número de títulos, ao número de pódios, passando pelo número de voltas na liderança e por aí vai. Então não tem discussão: ele é o maior de todos. 

Sua volta à Fórmula 1 em 2010 não foi o que muita gente esperava, talvez nem ele. Conseguiu um pódio e faria a pole em Mônaco este ano, não tivesse sido punido. Mas não foi o desastre que pintam. Andou bem em algumas corridas, disputou bastante, jamais correu do compromisso de estar numa equipe como a Mercedes. Mas fez o que seu carro o permitia fazer. 

A pergunta que fica é: esses três anos foram suficientes para manchar sua carreira? É claro que não. Os modestos números obtidos na Mercedes não afetam em nada suas estatísticas e muito menos suas realizações na pista. O Schumacher da Mercedes teve um desempenho pior que o Schumacher da Ferrari porque teve um carro inferior e porque tem muito mais idade. E ponto final. 

O dia 25 de novembro vai ser estranho. Uma pontinha de alegria por ter a oportunidade de ver uma atleta desse nível se aposentar. E uma pontinha de tristeza em saber que dificilmente veremos outro como ele.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Pelo menos podemos nos despedir dele da forma correta né... Duas vezes.