domingo, 8 de julho de 2012

Alonso já tem seu principal rival no campeonato

Pela segunda vez no ano, os pneus venceram Fernando Alonso. Mas, se no Canadá, o atual líder do campeonato perdeu várias posições, dessa vez ele conseguiu se segurar em segundo, uma posição importantíssima para ele na briga pelo título. Muito embora, sua cara no pódio estivesse de pouquíssimos amigos.

Talvez ele estivesse pensando no erro estratégico que cometeu, ao escolher pneus mais duros logo na largada. Como ninguém sabia direito o comportamento dos pneus em Silverstone, já que choveu em todos os treinos, Alonso achou que sair com compostos duros o deixaria em vantagem. E deixou mesmo. O problema foi que, na primeira troca, ele manteve a borracha mais dura o que o obrigou a fazer o último trecho de macios. Um erro fatal.

Seus pneus acabaram rapidamente e Webber aproveitou para fazer uma bela ultrapassagem e tomar a ponta a quatro voltas do fim.

O australiano vai se consolidando como principal rival de Alonso no campeonato, o que é uma surpresa, em se tratando de um piloto que começou o ano mal.

A prova, como de hábito em 2012, foi movimentadíssima, com várias e belas ultrapassagens. Destaque para Felipe Massa que dispensou a asa móvel e fez a mais bonita manobra da corrida, ao ultrapassar Michael Schumacher no começo da prova. Massa fez sua melhor corrida do ano, desconfio que esse seja seu limite com o carro da Ferrari.

Bruno Senna, também fez uma boa prova. Não entendo muito bem porque as pessoas vêm criticando tanto o brasileiro. Na minha opinião, faz uma temporada bastante honesta, contando que é sua primeira completa (com a Hispania não conta). No final da corrida, deu um passão humilhante em Hulkenberg e arrumou um 9º lugar. Seu companheiro, Maldonado, mais uma vez se meteu em confusão e acabou tirando Sérgio Perez da corrida.

Decepção mesmo foi Michael Schumacher, que largou em terceiro mas fez uma corrida discreta e terminou apenas na sétima posição. Vettel também foi discreto e conseguiu o terceiro lugar após antecipar sua primeira parada. Mas não ultrapassou ninguém na pista.

E vamos embora que ta chegando a hora de ver a Indy.

2 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Amigo Bruno:

Muito boa a resenha. Concordo contigo: a corrida foi bem movimentada e legal. Só fico pensando: será que o Webber tem força mental para lutar pelo título? Em 2010 deu o título de bandeja para o Vettel justamente por ser mentalmente fraco.

Grande abraço.

Bruno Aleixo disse...

Oi Alexandre! Cara, não sei se foi só força mental... Aquele acidente de bicicleta que ele sofreu no final da temporada pode ter atrapalhado bastante.

Vou falar sobre isso no próximo post, veja lá!

Abração!