domingo, 22 de julho de 2012

Haja paciência...

Se na pista a Fórmula 1 atual é a mais sensacional da história recente da categoria, fora dela a coisa vai de mal a pior. Hoje foi um belo exemplo. Tivemos uma corrida movimentada em Hockenheim, não tão movimentada quanto as outras da temporada, mas na medida do possível. No final, Sebastian Vettel, que economizou pneus para atacar Jenson Button no fim, fez a ultrapassagem no grampo, da parte nova do circuito. Para se defender, Button fez aquilo que os pilotos passaram a fazer desde que as áreas de escape foram asfaltadas: espremeu Vettel, que fez o que todos os pilotos também passaram a fazer depois que as áreas de escape foram asfaltas. O que? Se jogou nela e completou a manobra. A FIA puniu o alemão com 20 segundos e ele caiu para quinto no final.

Um belo dia, alguém teve a brilhante idéia de asfaltar as áreas de escape das pistas da Fórmula 1 porque, segundo a convenção geral, a brita era perigosa por causar capotamentos. E a grama não segurava os carros em caso de uma escapada. Ótimo. Mas, com isso, deu aos pilotos a chance de cortar caminhos por ali e desde então temos visto um festival de incoerências.

Em 2008, Hamilton cortou caminho na Bélgica para ultrapassar Felipe Massa. Foi punido. Em 2007, Massa e Kubica se estapearam na pista e fora dela em Fuji. Nada aconteceu. Portanto, qual o critério? A desculpa para a punição de hoje foi a de que os “pilotos combinaram”. E por isso, nem Vettel nem Red Bull reclamaram de nada. Quem perde? O público, que vê a disputa na pista, vê o pódio, e quando chega em casa descobre que o resultado é outro.

E como o resultado final foi alterado, estou sem saco para comentar a corrida. Ainda mais que Alonso venceu como sempre e os brasileiros fizeram uma corrida desastrosa. A boa notícia foi a volta de Jenson Button ao pódio. Uma pena que isso ocorre tarde demais. O campeonato está nas mãos do espanhol. Ainda mais, com a ajuda da FIA.

Um comentário:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Bruno:

Em minha modesta opinião, a disputa FIA X Red Bull no GP da Alemanha vai além da simples punição ao Vettel. A coisa esquentou quando, por culpa de uma má redação no texto regulamentar, a FIA ficou impedida de punir a equipe austríaca. Daí, o resto veio como consequência. E, para o GP da Hungria, deve vir mais...

Grande abraço.