terça-feira, 24 de julho de 2012

Os fiscais e a grama


Observe a manobra do vídeo acima. Uma ultrapassagem de Alessandro Zanardi sobre Bryan Herta, na última volta do GP de Laguna Seca da Indy, em 96. A curva é a famosa saca-rolha que, junto com a Eau Rouge, de Spa Francorchamps, talvez seja a mais espetacular de todas. Se essa corrida valesse pelo campeonato 2012 de Fórmula 1, essa manobra, uma das mais incríveis que já vi no automobilismo, não ocorreria.

Não ocorreria, porque Zanardi ultrapassou os limites da pista e precisou completar sua manobra numa parte de areia, uma incrível demonstração de habilidade e capacidade de controle do carro, inclusive para fugir do muro que estava próximo. Se fosse na Fórmula 1 2012, Zanardi encontraria uma enorme área de escape, não precisaria se preocupar com muro nenhum, porque ele não existiria. O italiano cortaria caminho e, se não devolvesse a posição, seria punido no final. Mas isso seria justo?

Em nome da segurança, nos últimos anos, a Fórmula 1 expandiu as suas pistas para além do limite do traçado. Foram construídas áreas de escape gigantescas, a parte interna das curvas também foi asfaltada. Sair com o carro do traçado não prejudica o equipamento em nada. A punição natural que ocorreria, a sujeira da grama grudada nos pneus ou um toque no muro, foi substituída pela ação dos fiscais. São eles quem decidem se punem ou não, frustrando o público e, o pior, inibindo pilotos de tentarem manobras mais ousadas.

A briga Vettel x Button do último domingo, aconteceria da mesma maneira se, do lado de fora do grampo, houvesse grama ao invés de asfalto. Vettel teria só que escolher o caminho: passar pela grama e sofrer as consequências, como fez Zanardi em Laguna Seca, ou recolher para não bater, o que também não seria condenável. Mas não havia grama lá. Havia asfalto, que os caras da FIA mandaram colocar, para aumentar a segurança. E, como havia asfalto, Vettel se jogou lá e acelerou. Como fez Schumacher contra Trulli, em 2003. E o alemão não foi punido.

OK, segurança é importante, mas ali não era mais área de escape. Podia ter grama. Sei lá, é preciso fazer alguma coisa. Se não fizerem, é melhor salvar aquele vídeo lá de cima nos favoritos do Youtube. Porque é só lá que vamos conseguir ver manobras como esta.

Nenhum comentário: